Como criar uma OTA competitiva?

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Uma OTA (Online Travel Agency) ou, traduzindo para o bom português, significa agência de viagem online.

Ou seja, empresas que comercializam hospedagem, passagens, pacotes, roteiros, aluguel de carros entre outros serviços na modalidade e-commerce no âmbito do turismo.

A vantagem de uma OTA é que por meio dela, o cliente pode efetuar a compra destes serviços com um atendente durante os sete dias da semana, 24h por dia, de praticamente qualquer lugar do mundo. 

Passado o período de pandemia, que paralisou o turismo no mundo, a venda de passagens e reservas de hotéis pela internet, por meio das OTAs retomou com força as vendas no mercado brasileiro gerando muito mais chances para as agências de viagens. 

Prova desta retomada é que, no acumulado entre janeiro e agosto deste ano, os serviços de hotéis e alimentação tiveram alta em volume de 33,8% na comparação com o mesmo período de 2021.

Contudo, a média dos serviços no País registrou alta de 8,4%, enquanto os transportes cresceram outros 13,8% nesse intervalo.

No primeiro semestre deste ano, metade das agências e operadores de turismo mensurados pelo Ministério do Turismo relataram que a demanda turística no Brasil cresceu em relação aos seis primeiros meses de 2021.

Imediatamente, 45,9% das empresas do setor mostraram aumento de faturamento, enquanto 20% revelaram se manter estáveis.

Além disso, os turistas do exterior também voltaram a aproveitar o turismo no País.

De janeiro a julho, os gastos realizados por este público cresceram 84% no Brasil, comparando com o mesmo período do ano passado.

Nesse ínterim, o valor superou os 2,7 bilhões de dólares, conforme dados do Ministério do Turismo.

Até o final de 2022, a espera é chegar a 4,2 milhões de turistas do exterior vindo ao Brasil.

Como abrir uma agência de viagens online (OTA)?

Conforme dito acima, o mercado de turismo no Brasil retomou o seu rumo e logo deve encerrar o ano com um grande movimento de turistas, além de fazer a economia girar.

Por conta disso, caso você esteja pensando em investir em uma OTA separamos um passo a passo com aspectos que não podem ficar de fora do seu projeto de negócio.

Confira!

Conheça o mercado

Um dos primeiros passos para investir em um OTA é conhecer sobre o mercado de turismo.

Logo, a primeira tarefa é entender melhor o que envolve este tipo de trabalho e o que é necessário para ter êxito e alcançar o sucesso.

Quando o empreendedor analisa o mercado, é possível que ele venha a possuir afinidade com ele ou não.

Este é um ponto importante e precisa ser muito bem estudado antes de sair investindo em uma agência de turismo.

Planeje o seu negócio

Seja qual for o segmento, é essencial que, antes de investir em um novo negócio, todo empreendedor se planeje de como ele espera que seja a sua agência de viagens.

Adotando esta prática, fica mais fácil analisar o quanto será necessário investir.

Portanto, defina as melhores estratégias a serem utilizadas a fim de captar um número consistente de clientes.

Este plano pode ser feito com o auxílio de especialistas, ou até mesmo com muita pesquisa com agências que já são referências no mercado.

Invista no marketing

Com o marketing certo para agências de viagem online, é mais do que possível alavancar as vendas – e melhorar a posição de mercado.

Em suma, a dica aqui é ser efetivo, em especial, nas redes sociais e internet no geral.

Buscar formas eficientes bem como econômicas, para fazer a propaganda da agência de turismo pode ser realizado e trazer resultado mesmo que com pouca verba.

Uma das formas de atrair um número maior de clientes é abusando da criatividade.

Mostrar para eles que a sua agência conta com as melhores ferramentas, e que elas são capazes de tornar a viagem dos sonhos totalmente possível.

Quais as vantagens de uma agência de viagens online (OTA)?

Começando pelo baixo investimento necessário para funcionar, uma agência virtual possibilita que o trabalho seja conduzir de qualquer lugar.

Nesse sentido, é possível que o empreendedor elimine, logo de cara, muitos gastos fixos necessários para se manter uma loja física o que inclui:

Aluguel, mobília, água, luz, telefone, internet, salários, entre outros.

Além disso, o proprietário pode ainda otimizar o tempo, uma vez que ele não precisa enfrentar o trânsito para se chegar até a agência.

Outra vantagem ao se contar com uma agência de viagens online, são os horários flexíveis, o que permite que as operações sejam realizadas no horário que o empreendedor achar mais oportuna.

O que analisar antes de abrir uma agência de viagens?

O objetivo de uma agência de viagens online é oferecer praticidade e conforto ao cliente, seja para uma viagem nacional, seja para uma viagem para fora do País.

Pocuo antes de optar pelo melhor modelo de empresa, é importante que o dono considere alguns aspectos como o seu próprio perfil empreendedor, bem como o segmento da OTA.

Uma forma de fazer isso é por meio de uma avaliação cuidadosa para saber se você deve ou não investir no negócio.

Neste caso, um dos pontos mais importantes que você precisa levar em consideração é a organização.

Isso porque, você terá contato com muitos documentos e, principalmente, com o sonho da viagem de muitos dos seus futuros clientes.

Outro quesito que você precisa atentar é quanto a afinidade por realizar pesquisas.

Quanto mais você pesquisar sobre os pontos turísticos, restaurantes, hotéis, entre outros detalhes que envolvem uma viagem, mais os clientes terão confiança em você.

Quais são as opções de negócio?

Ter uma agência de viagens online permite escolher um formato, que pode ser de uma agência própria, uma plataforma terceira ou uma franquia.

Caso você tenha experiência na área do turismo, uma boa opção é a criação e abertura da sua própria agência.

Para quem pretende adotar esse modelo, valem duas dicas:

  • Primeiro: associe a sua empresa a um site ou blog de dicas sobre viagens. Nesse sentido, você contará mesmo que de forma indireta, com uma forma de atrair o seu público.
  • Segundo: você pode associar o seu site com alguns programas afiliados, que vai lhe oferecer anúncios para esse nicho de mercado.

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