Saiba o porquê você deve digitalizar sua agência de viagens

Não é de hoje que as agências de viagens trabalham com processos digitais.

Na verdade, elas já atuam desta forma há mais de 30 anos, quando surgiu a GDS, ferramenta que auxilia e facilita o trabalho do agente de viagens.

Por meio dela é possível que os profissionais consigam, entre outros serviços, realizar a reserva de:

Quartos, passagens aéreas, pacotes, ou seja, trabalhar toda e qualquer necessidade e informação que seja pertinente e de interesse do cliente.

O surgimento de novos modelos de negócios no setor de turismo nos últimos anos, mudou muito a divisão dos serviços turísticos.

Por isso, ainda há muitas agências de viagens que não sabem que caminho seguir por não entenderem como esta mudança digital pode favorecer o negócio.

Quer saber como a mudança digital pode favorecer as agências de viagens? Confira!

O processo de digitalização que vivemos, um “bicho de sete cabeças” para muitos empresários, possibilita que as agências de viagens, consigam competir com os grandes do turismo.

Essa revolução no mundo dos negócios, provocada principalmente pelos novos hábitos e conduta do consumidor, passou a exigir que todas as empresas repensassem suas estratégias.

Uma situação comum no setor de turismo, por exemplo, é o fato das pequenas agências – que são a maior parte em operação atualmente – precisam lidar com a desvantagem devido o seu menor atributo de capital em relação as maiores.

No entanto, a seu favor, está o fato delas poderem contar com algumas vantagens em relação às OTAs, sites, aplicativos, etc.

Por meio destas vantagens elas conseguem atuar com produtos diferentes, o que lhes permite customizar os seus serviços.

Para poder fazer isso, entretanto, estas agências de viagens precisam utilizar a tecnologia a seu favor.

No processo de mudança digital existem ferramentas que têm se destacado, como as utilizadas no marketing digital.

Afinal, o principal motivo para investir no digital é aumentar as vendas.

Qual agência não quer vender mais, não é mesmo? Para tornar isso possível, entretanto, é preciso:

  • estruturar estratégias de marketing digitais que contribuam na hora de decidir quais serão os principais canais na hora de promover a agência;
  • como se destacar diante da concorrência;
  • atrair a atenção daquele que é considerado o cliente ideal, ou seja, é preciso conhecer o perfil do cliente ideal.

Outro segmento, dentro do turismo, que também vem chamando cada vez mais atenção e adesão por parte das empresas são as viagens corporativas, onde as ferramentas de self booking são importantes.

A mudança digital nas agências de viagens também passa pelas ferramentas que mecanizam processos administrativos.

Isso sem falar nos sistemas de CRM, que, além de conectar os setores, também promove a melhoria da comunicação interna, a fidelização de clientes, entre outros.

Mais uma tecnologia que também vem sendo utilizada, em particular pelas pequenas empresas, é o backoffice na nuvem.

Isso tem ocorrido por esta ferramenta ser fácil e cada vez mais acessível.

Enfim, no que diz respeito ao digitalizar as agências de viagens é essencial que o empresário tenha sabedoria de que às vezes é preciso investir recursos muitas vezes escasso.

O que inclui tempo e dinheiro, e com certeza, obtém melhores resultados.

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