Carrinho de compras abandonado: como reverter?

Contar com boas estratégias para recuperar carrinhos abandonados em um e-commerce podem reverter em aumento de vendas, no entanto, as vantagens podem ir além.

Afinal de contas, encontrar formas de estimular o consumidor a seguir com a compra, também significa que a empresa tem interesse naquele cliente em potencial.

No atual cenário do comércio eletrônico, com o aumento da concorrência, e, consequentemente, na disputa pela atenção do público, é imprescindível que as operações sejam mais assertivas na hora de abordar o cliente.

Dispor de ações efetivas para reduzir as taxas de abandono do carrinho resulta, portanto, num esforço que influencia também a retenção da base de consumidores.

Quer saber como diminuir o abandono de carrinho no e-commerce? Confira!

1. Torne o cadastro mais fácil

Um erro muito comum é solicitar ao consumidor a realização de um cadastro longo e entediante, exigindo informações que o usuário não sabe.

Ao se deparar com situações como esta, muitos clientes desistem do processo e, portanto, abandona o carrinho sem finalizar a compra.

Para evitar que isso ocorra, a dica é para que o formulário de cadastramento seja o mais objetivo e intuitivo possível.

Focando tão somente nos dados realmente necessários para que o pedido possa ser processado.

Nesse contexto, transmita ainda mais segurança para o consumidor ao dar atenção extra aos dados bancários.

Expondo os certificados você assegura a confiabilidade do seu site.

Ações como esta são extremamente importantes para deixar os consumidores mais tranquilos quanto à segurança das informações.

2. Ofereça a opção de cadastro por meio do login social

Muitas vezes, o cadastro para se realizar uma compra pode desmotivar o cliente. Desta forma, para simplificar este processo, uma boa alternativa é disponibilizar a opção do login social.

Ao fornecer esta alternativa, o preenchimento dos dados se torna mais ágil, pois reduz o tempo e o esforço necessários para ser concluído.

Por mais que isso não pareça um fator decisivo na hora da venda, o fato é que o internauta geralmente é impaciente e, ao contar com esta forma de cadastro o abandono do carrinho pode ser menor.

3. Foque em um ambiente responsivo

Para quem hoje conta com um e-commerce, dispor de um site responsivo é fundamental.

Com um número cada vez maior de compras sendo realizadas por computadores, tablets e, principalmente, smartphones, se você não contar com um ambiente 100% responsivo, o cliente terá problemas de navegação.

Por outro lado, se o consumidor chegar no checkout e perceber que há uma desorganização da sua página na tela do aparelho, a chance dele finalizar o pedido será mínima.

4. Mantenha visível o resumo do pedido durante a compra

Por mais que possa parecer algo simples, procure oferecer ao cliente, durante o processo de compra, os valores relacionados aos itens que foram selecionados.

Caso você tenha o hábito de concluir a compra sem antes visualizar o resumo da compra, fique sabendo que grande parte dos consumidores não agem desta forma.

Esse cuidado é indispensável porque é a partir dele que o usuário terá as informações de entrega, valor unitário, custo com o frete e descontos, por exemplo.

Por fim, lembre-se sempre que a taxa de abandono de carrinho está diretamente relacionada com o sucesso ou o fracasso do seu negócio. Quanto melhores forem as estratégias para diminuir a desistência, maior será a venda do seu e-commerce.

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A cada ano o e-commerce vem se tornando uma das mais importantes ferramentas da internet quando o assunto é vendas, não é mesmo?

Por estar em constante evolução, principalmente por possibilitar aos consumidores adquirirem bens e serviços de qualquer canto do mundo, ele também surge como um importante aditivo ao modelo de negócio convencional.

Além de ser responsável direto no impulsionamento das vendas e alcançar praticamente todos os tipos de público, ainda é considerado uma ferramenta de marketing na divulgação de marcas, produtos e serviços.

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