A certificação SSL pode favorecer no ranking do Google?

Em 2013, uma pesquisa realizada pela Pew Research Center identificou que, 68% dos usuários simplesmente não achavam suficientes e, por isso, desconsideravam as chamadas leis de proteção de dados.

Em função disso, o Google adotou o protocolo “https”, também identificável em praticamente todos os sites seguros com um cadeado do lado esquerdo da aba de URL.

O que assegura a privacidade, além da segurança dos usuários.

Ou seja, o certificado SSL (Secure Socket Layer):

Trata-se de um protocolo de segurança padrão utilizado em situações que promovem a troca de informações entre dois usuários da rede.

Como ocorre durante uma compra em loja virtual, por exemplo. 

Para proteger um grande volume de dados contar com este certificado é fundamental para todo e qualquer site que precisa garantir que estas informações sigilosas dos clientes não caiam em mãos erradas.

Para isso, o detalhe desta certificação está em seus algoritmos que são capazes de codificar as informações em trânsito. 

Ou seja, mesmo que um hacker capture os dados, ele não poderá interpretá-los e, principalmente, alterá-los.

Na prática, funciona da seguinte forma: ao inserir seu nome de usuário e senha em um site acessado de forma corriqueira, estas informações são criptografadas em seu computador e trafegam até o servidor. Lá, as informações são desembaralhadas e podem ser acessadas pelo site. 

Durante este processo cabe ao certificado SSL assegurar que estes dados pessoais que foram inseridos permaneçam em total segurança.

A Certificação SSL pode favorecer no ranking de buscas do Google

Para se ter uma ideia da importância do Google como ferramenta de busca:

Atualmente ele processa mais de 8,5 bilhões de pesquisas por dia sendo que 63% deste tráfego de pesquisa orgânica ocorre por meio de dispositivos móveis.

Voltando para a certificação, quando uma página exibe sinais de que a navegação por ela é segura.

Isto proporciona ao usuário uma experiência melhor fazendo com que este site atenda um dos principais requisitos do Google no que diz respeito ao ranking de buscas.

Enquanto em 2019, o buscador passou por usa maior atualização em relação às cinco revisões anteriores, com o algoritmo Google Bert.

Um site que não conta com o “https”, caso o internauta prossiga, também é sinalizado para ele que esta navegação não é segura. 

Ainda assim, vale ainda destacar que, métricas ligadas à retenção têm peso maior na avaliação do Google para o ranqueamento.

Durante as pesquisas com o Google Bert o que comprovam, mais uma vez, que a experiência do usuário no site certificado é positiva. 

Quando um site conta com a certificação SSL tende a contar com um tempo de permanência maior o que ocorre porque o usuário está em um ambiente digital seguro.

Assim como, o que o motiva a buscar o que ele precisa sabendo que está seguro naquele endereço. 

Além do que, a taxa de rejeição, que consiste em sair do site sem navegar por ele, tende a diminuir e, isso é outra métrica importante para o Google.

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