Como driblar as OTAs e atrair visitantes direto para seu site?

Mulher procurando por hotel no notebook

Veja a seguir como driblar as OTAs e magnetizar ainda mais visitantes para o seu site.

Com a facilidade de acesso as informações por meio da internet, não é preciso ser um gênio para afirmar esta ferramenta tem um papel importante no planejamento de viagem dos brasileiros.

Seguindo esta lógica, além das redes sociais, as OTAs – agências virtuais de viagem (em inglês, Online Travel Agencies) também são muito pesquisadas quando o assunto é viajar.

Entre alguns dos serviços disponibilizados por meio das OTAs são: passagens aéreas e terrestres, locação de carros, hospedagem em hotéis, entre outros.

O crescimento constante deste mercado tem feito com que as agências de viagem online se tornem as grandes responsáveis por boa parte das vendas no mercado brasileiro de turismo.

No entanto, esta expansão tem criado um impasse entre as agências online e os hotéis.

Um estudo realizado pela Phocuswright, aponta que muitos turistas fazem suas reservas por meio de OTAs ao invés de utilizar os sites das companhias áreas e dos próprios hotéis.

Mesmo assim, aqui no Brasil, este levantamento revelou que 75% dos turistas preferem as agências online, enquanto 21% optam por acessar diretamente o site do hotel desejado.

Como atrair o hóspede diretamente para o seu site e escapar das OTAs?

  • Melhorando a qualidade da sua página

Um dos motivos que fazem com que as pessoas optem pelas agências online é a facilidade que os sites oferecem. Para quem quer atrair mais hóspedes para a página oficial, precisa contar com um site com fácil navegação, além de um design responsivo.

  • Fortalecendo a imagem da marca

A opção dos turistas pelas OTAs ocorre, geralmente, por causa da relação de confiança estabelecida com a empresa por trás dos sites. Pensando nisso, quanto mais marcante for a imagem de sua marca no mercado, maiores são as chances de você garantir que as pessoas procurem o site do seu hotel.

  • Oferecendo conteúdo de qualidade

Outro motivo dos viajantes optarem pelas reservas por meio das OTAs é a facilidade de encontrar o que elas procuram segundo a pesquisa da Phocuswright.

Quando alguém busca por hotéis em uma determinada região e não encontra o seu site é bem provável que as informações disponíveis na sua página não sejam suficientes. Se você quer mudar este quadro é oferecendo conteúdo de interesse do seu público-alvo.

  • Atraindo o usuário com benefícios exclusivos

Quem não gosta de uma exclusividade, não é mesmo?

Se a maioria dos viajantes preferem as agências online por causa do programa de fidelidade que muitas delas oferecem, seu hotel também pode fazer o mesmo para atrair um número maior de clientes para o seu site.

Algumas vantagens que podem ser oferecidos para quem fizer sua reserva diretamente pelo site são: estacionamento gratuito, café da manhã sem custo, check-in antecipado etc.

  • Oferecendo pacotes e promoções

Contudo, quem opta pelas OTAs certamente estão em busca da melhor oferta. Isso é uma realidade!

Se é oferta que o viajante busca, uma forma de atraí-lo é o seu hotel oferecendo a ele promoções que atendam suas necessidades.

E como fazer isso? Simples, ofereça pacotes de ofertas para grupos diversificados e atraia a atenção de diferentes tipos de viajantes.

  • Explore o marketing de influência e as redes sociais

Outras duas maneiras de atrair o público que está conectado e fazer com que você consiga aumentar o número de visitantes da sua página é por meio do Marketing de Influência e das redes sociais.

Muitos hotéis conseguem aumentar a frequência de hospedes depois de firmar parcerias com influenciadores de viagens para que eles direcionem o público para sua página.

Já com as redes sociais é possível atingir um público específico, estreitar o relacionamento com os clientes, fortalecer a marca e, assim, atrair mais visitantes para o seu site.

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