Como evitar clientes inadimplentes?

Broken piggy bank, empty inside, smashed on light blue background.

À primeira vista, se pensarmos no sucesso de uma empresa, seja de qual segmento for, podemos afirmar que ela simplesmente não existiria se não tivesse clientes.

Como resultado nesse aspecto, é imprescindível que ela também pense nos clientes inadimplentes.

Infelizmente, a questão inadimplência se tornou algo preocupante no Brasil e isso vem sendo confirmado ao longo dos meses deste ano de 2022.

Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no último mês de setembro, o número de famílias endividadas chegou a 79,3% do total de lares no país.

Ainda de acordo com este levantamento, nas residências em que os seus moradores contam com uma renda inferior a 10 salários mínimos, logo, o endividamento que superou os 80% pela primeira vez.

Embora seja impossível impedir que os clientes se tornem inadimplentes, contudo, ainda existem algumas dicas de como é possível prevenir transacionar com clientes inadimplentes.

Muito mais do que isso, recuperá-los e ainda melhorar o relacionamento com eles!

Dicas para prevenir e lidar com clientes inadimplentes

Ao relacionar-se com clientes inadimplentes pode demandar tempo e recursos que, muitas vezes, a empresa pode não ter disponível.

Desta forma, uma dica para evitar este tipo de situação é tomar algumas precauções.

Sobretudo, se a empresa já enfrenta esse tipo de situação com alguns clientes, também existem algumas formas para melhorar o relacionamento com esse público, além de recuperá-lo.

Quer saber como? Confira!

1. Saiba mais sobre os clientes fazendo uma pesquisa sobre ele

Para alguns segmentos, uma forma de evitar estabelecer uma relação de inadimplência com o cliente é, antes de fechar um grande negócio, pesquisar sobre ele.

Saindo do Google, verifique também com os seus contatos se eles possuem alguma informação relevantes sobre este determinado cliente, faça verificações de crédito e analise a existência de processos judiciais.

Utilizando a internet, por meio de uma simples pesquisa, é possível evitar ou ao menos minimizar o contato com clientes que já possuem algum histórico de mau pagador.

2. Firme algum tipo de contrato para evitar prejuízos

Por mais que você possa ter algum tipo de relação mais próxima, já diz o ditado: ‘Negócios, são negócios! Amizades à parte.’

Não importa se o cliente for o seu melhor amigo ou alguém bem-conceituado no mundo dos negócios, procure também, por outro lado, sempre estabelecer um contrato e o mantenha em vigor.

Na hora de sua elaboração, é fundamental deixar claro todos os detalhes por escrito para que você não enfrente desse modo, problemas lá na frente.

Quando o cliente sabe que terá que arcar com o pagamento de algum tipo de multa ou taxa por atraso em alguém eventual pagamento, com certeza serão bem menores as possibilidades dele se tornar inadimplente.

3. Dependendo do valor da venda, veja a possibilidade de pedir um depósito

Apesar de parecer estranho, a prática no mercado é de que, dependendo do serviço ou produto que for oferecido, é solicitado ao cliente que ele faça um depósito adiantado.

Portanto, se você já fez algum tipo de transação imobiliária deve ter passado por isso.

Quando contar com o pagamento antecipado de parte do que deverá ser acertado pelo cliente, você minimiza as chances de trabalhar demais antes de receber o pagamento e ocasionalmente, percebe também, que nunca será pago por ele.

4. Se o pagamento for antecipado ofereça um desconto

Dependendo do valor da venda, é muito provável que o cliente quite integralmente se for oferecido a ele algum tipo de desconto em caso de pagamento antecipado.

Exemplo: se você enviar uma fatura de R$ 1.000,00 com vencimento 20 dias após o recebimento, eventualmente, poderá oferecer um desconto de 5% se o débito for pago em 10 dias.

5. Disponibilize mais que uma forma de pagamento

Uma situação que pode fazer com que o cliente se torne inadimplente é a empresa aceitar sempre apenas o cartão de crédito, por exemplo, como forma de pagamento.

Muitas pessoas não controlam seus gastos e, se o cliente estiver com o saldo comprometido é muito provável que ele não consiga arcar com estes débitos.

Por fim, uma forma de evitar que isso ocorra é oferecendo a ele a opção de escolher a melhor forma para o pagamento.

6. Estabeleça uma taxa como forma de multa em caso de atraso

Para incentivar o pagamento dentro da data que foi acordada durante a venda, deixe claro para o cliente que, caso isso não ocorra, a pena será o pagamento de juros e multas.

Fazendo isso, o cliente fica ciente do risco que está correndo caso não cumpra com a sua parte.

7. Dê a atenção que a sua gestão financeira merece

Muitas empresas preocupam-se mais em vender do que com a questão envolvendo a gestão financeira.

O pior de tudo é que, o ‘desastre’ acontece quando elas se dão conta de que é grande o número de inadimplentes que acabam comprometendo totalmente as finanças.

E para que isso não aconteça, esteja sempre atento aos problemas e busque alternativas que possam contribuir para que isso não ocorra.

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