PCI-DSS: Como manter a sua empresa mais segura?

Veja dicas no blog de como o PCI-DSS pode ajudar seus negócios!

Com o avanço da vacinação no Brasil e no mundo e, consequentemente, com a reabertura das empresas, ainda é imprescindível que estar atento com a segurança para proteger os dados do cartão de pagamento do cliente. 

De acordo com o levantamento da SurfShark, o Brasil é o sexto país do mundo com maior número de ataques a dados pessoais, com um total de 24,19 milhões de usuários brasileiros violados no ano passado.

Muitas vezes, as violações de dados acontecem como resultado de vulnerabilidades que são totalmente evitáveis. 

Para evitar que este número siga em crescimento pelos próximos anos, e te traga mais segurança a certificação PCI-DSS, amplamente já abordada aqui no blog, conta, justamente, com um conjunto de recursos de proteção de pagamento para garantir a segurança das empresas. 

Os hackers utilizam os chamados phishing entre outros métodos para atingir organizações com e-mails e mensagens de aparência que podem até parecer legítimas. 

No entanto, por meio destes artifícios, estes criminosos induzem os usuários a fornecerem dados confidenciais, o que inclui os números de cartão de crédito, contas e, pior ainda, suas senhas.

Estes ataques já existem há algum tempo e estão no centro de muitos dos ataques cibernéticos mais sérios da atualidade e podem colocar empresa e clientes em risco elevado. 

Desta forma, é importante estar sempre atento ao abrir um e-mail, bem como na utilização das mídias sociais. É preciso estar ciente de como se proteger melhor contra estes ataques.

Confira neste conteúdo, alguns aspectos básicos dos princípios básicos de segurança de pagamento para proteção contra o roubo de dados de pagamento. 

Dica 1 PCI-DSS: Reduza o tráfego de e-mail indesejado

Instale e mantenha proteções básicas de segurança, incluindo firewalls, software antimalware e filtros de e-mail para evitar endereços IP ou domínios maliciosos conhecidos;

Dica 2 PCI-DSS: Treine funcionários e usuários sobre as práticas recomendadas de segurança de e-mail e navegador, incluindo:

  • Evite a todo custo clicar em links de e-mails suspeito; opte por acessar o site diretamente.
  • Duvide dos anexos de e-mail em caso fontes desconhecidas. Muitos vírus podem falsificar o endereço do remetente, portanto, mesmo que pareça ser de alguém que você conhece, tenha cuidado ao abrir;
  • Faça uso apenas de aplicativos aprovados.
  • Na hora de fazer o download de software ou atualizações certifique-se de estar no site correto. Mesmo ao usar um site confiável, verifique o URL antes de fazer o download para ter certeza de que não foi direcionado para um site diferente.
  • Treinamentos podem facilitar o reconhecimento de sinais que indiquem que o seu computador foi afetado. Caso isso ocorra procure de forma imediata o departamento de TI.

Dica 3 PCI-DSS: Atualização regularmente

  • Existem várias opções de ferramentas básicas de segurança capazes de bloquear possíveis invasores maliciosos que alertam sobre atividades suspeitas, incluindo firewalls, antivírus, software de detecção de malware e spyware.
  • Verifique regularmente se os navegadores da Web e o software de segurança têm os patches e atualizações de segurança mais recentes.

Separe os dispositivos de uso pessoal dos dispositivos de trabalho:

A princípio, se possível, opte por separar os computadores utilizados ​​para navegação em sites de mídia social, e-mail e navegação geral na Internet separando-os das máquinas utilizadas ​​para processar transações financeiras.

Fique atento na utilização das senhas:

  • Altere as senhas em computadores e sistemas de ponto de venda das senhas padrão fornecidas com o produto para algo pessoal para quem fará uso da máquina, mas que seja difícil de adivinhar – combine letras, números e caracteres especiais.
  • Atualize as senhas do sistema regularmente e especialmente depois que contratados externos fizerem instalações ou atualizações de hardware, software ou sistema de ponto de venda.
  • Oriente os seus colaboradores e usuários sobre a escolha de senhas mais fortes, bem como sua alteração frequentemente.

Use autenticação de dois fatores:

Muitos ataques dependem da obtenção de uma senha de uma forma ou de outra. Exigir mais que uma forma de identificação, como tokens de segurança, certamente dificultará para os hackers falsificarem uma conta.

Se a sua empresa ainda não conta com a certificação PSI-DSS, conheça o serviço de segurança oferecido pela Tec4you

Para obter a certificação PCI, é necessário que o processo seja acompanhado por uma empresa que tenha autorização e seja uma auditora oficial.

Junto a isso, há algumas exigências para a obtenção deste certificado.

Contando com uma equipe especializada, a Tec4you analisa o ambiente externo e digital em que as transações comerciais são realizadas de modo a assegurar que as mesmas estejam em conformidade com as regras de segurança.

Caso você tenha o interesse de contar com a Certificação PCI-DSS contate a Tec4you por meio do endereço https://www.tec4you.com.br/pci/ ou ainda pelo telefone (11) 3529-0906.

Tags :

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *