Como montar uma loja virtual de sucesso

Jovem mulher usando computador portátil. Conceito de compras online

A chegada do novo coronavírus trouxe crescimento recorde para o e-commerce – loja virtual – no Brasil, de acordo com relatório apresentado pela empresa de inteligência de mercado Neotrust/Compre&Confie.

No primeiro semestre de 2020, foram realizadas 132,6 milhões de compras online, número que representa um aumento nominal de 73,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Sem dúvidas com a infinidade de oportunidades disponíveis no mundo virtual, muitos lojistas tiveram que se reinventar para continuar faturando a ponto de transformarem o e-commerce no seu principal ponto de venda.

Além disso, a aposta acabou dando certo, tanto que o faturamento do setor nos primeiros seis meses do ano foi de R$ 53,4 bilhões, valor 66,1% superior ao registrado no primeiro semestre do ano passado.

Diante destes números a pergunta que fica para quem hoje tem um negócio ou esteja em vias de investir em um é: como montar uma loja virtual de sucesso?

Por fim, pensando naqueles empresários ou empreendedores que pretendem fazer uso desta ferramenta de vendas, listamos cinco passos essenciais para criar o seu próprio e-commerce: Portanto, confira!

1. Defina o foco do negócio

Antes de mais nada o primeiro passo é escolher o tipo de produto ou serviço que você pretende oferecer na sua loja.

Bem como, apesar dos grandes varejistas da web apostarem em um portfólio mais amplo e diversificado, o mais vantajoso e interessante para um pequeno empresário é apostar em um nicho mais específico de mercado.

Nesse meio tempo, ao utilizar este expediente, isso facilitará as negociações com fornecedores e criará uma identidade mais clara para os seus futuros clientes.

Por fim, uma dica importante também seria iniciar essa trajetória com produtos ou em uma área a qual você já esteja familiarizado.

2. Tenha um planejamento financeiro consistente

Escolhido o tipo de produto ou serviço com o qual você irá atuar, é necessário também definir como será o processo de compra e venda.

Ao iniciar a abertura de uma loja virtual se questione se você irá produzir ou revender itens. Ao responder esta pergunta o próximo passo é pesquisar bons fornecedores e fazer cotações de preços.

Além disso, estruture em planilhas estes custos e programe um objetivo mês a mês, por trimestre e anualmente do seu negócio.

Por fim, seja um ponto comercial físico ou um negócio virtual, a seriedade na hora de planejar deve ser exatamente o mesmo.

3. Invista em técnicas de venda

Além disso, se você já é comerciante ou está tentando entrar para esse mercado agora precisa saber que é imprescindível estar familiarizado com conceitos como: compra de material de fornecedores, estoque, promoção de vendas e entrega de produtos, certo?

Por fim, é preciso investir em todas estas técnicas de venda e aprender praticamente desde o princípio, todo este processo. Assim, terá sucesso na sua loja virtual.

4. Crie uma boa estratégia de marketing

Desde já, para que os usuários saibam que sua loja existe é preciso investir em uma boa estratégia de marketing digital. Com isso, evitará que sua loja seja um fracasso.

Ao utilizar esta ferramenta, ofereça uma boa descrição dos itens que você comercializa a conteúdos que possam ranquear bem nos buscadores.

Além disso, verifique as redes sociais em que seu público alvo está e invista nelas. Este canal pode ser uma fonte de tráfego importante para o seu site ou ainda um canal de venda alternativo e eficiente.

Por fim, quando sua loja virtual apresentar uma estrutura mais consistente, considere investir nas chamadas mídias pagas. Dentre elas Google Ads e o Google Shopping utilizadas para atrair maior tráfego.

5. Fortaleça o relacionamento com o cliente

Antes de tudo no mundo digital não há contato físico, com isso o vendedor tem que ser ainda mais atencioso com o consumidor na hora da venda.

Seja como for, é preciso conquistar a confiança do cliente e oferecer canais diretos que esclareçam todas as suas dúvidas antes de efetuar a compra é primordial.

Uma forma de intensificar e fortalecer o relacionamento com o cliente é dispor de ferramentas que permitam a ele acompanhar o andamento do pedido.

Além disso, contar também com políticas de troca e devolução bem claras também podem tranquilizar o consumidor.

Por fim, sabe aquela expressão: cliente satisfeito sempre volta? Pois bem, manter um bom relacionamento com o cliente após a conclusão da venda também é fundamental para garantir que isso ocorra.

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