Comunicação empresarial: o que é e como utilizá-la a favor de sua empresa?

Comunicação empresarial: o que é e como utilizá-la a favor de sua empresa?

Para que uma empresa funcione de forma eficiente, ela precisa contar com uma boa equipe e, para que esta boa equipe consiga chegar a eficiência, isso só é possível quando todos dentro dela se comunicam entre si.

Partindo desta ideia, podemos afirmar que é a partir daí que se torna clara quão importante é a comunicação empresarial.

A comunicação empresarial pode ser definida como todo o esforço que uma empresa faz para se comunicar com o público e manter sua marca relevante e bem avaliada publicamente, visando melhores resultados e crescimento nos lucros.

Seja de forma ativa ou passiva, toda empresa deve trabalhar estas estratégias de forma sólida visando manter a imagem da empresa protegida e envolta em credibilidade.

Para que uma comunicação empresarial seja exitosa, é preciso contar com o envolvimento e a colaboração de diversos profissionais o que inclui jornalistas, publicitários, relações públicas, e, principalmente, os gestores e profissionais estratégicos da empresa, uma vez que conhecimentos específicos da área e da corporação são essenciais.

Enquanto há alguns anos as empresas tinham como preocupação a imagem externamente em relação a comunidade ou pessoas mais influentes, atualmente, com o avanço da tecnologia, este cenário mudou.

Se antes, a forma de se conseguir atingir colaboradores e clientes era de forma lenta e fragmentada, hoje, com poucos cliques é possível garantir que pessoas em qualquer parte do mundo vejam sua mensagem com qualidade total e, possivelmente, em tempo real.

Seguindo esta linha, vale ainda destacar a importância em se investir em tecnologias para comunicação empresarial uma vez que elas vêm se tornando cada vez mais importantes a ponto de fazer toda a diferença no modo como sua empresa se relaciona com os colaboradores e é percebida pelas pessoas.

Com um papel decisivo, a comunicação empresarial precisa ser entendida a partir de alguns aspectos. Também é importante saber como exercê-la, não é mesmo? Confira alguns detalhes importantes caso queira aperfeiçoar este aspecto em sua empresa:

A que se resume uma boa comunicação?

Ser preciso e eficaz na hora de informar todos envolvidos na empresa é, basicamente, uma boa comunicação, apesar de não ser somente isso.

Agilidade, precisão, interação, engajamento e transparência são características necessárias para todos os envolvidos. Desde quem envia a mensagem até aquele que a recebe no final.

Porque investir em uma boa comunicação empresarial?

Primeiro, porque ela melhora a imagem da empresa e faz com quecredibilidade aumente de forma considerável. Isso ocorre porque os trabalhadores satisfeitos transmitem isso no ciclo de pessoas com que vivem.

Os consumidores e fornecedores respeitam as instituições que possuem políticas transparentes e investem no diálogo, com certeza, duas características fundamentais na hora de instituir a comunicação empresarial.

Profissionais comprometidos

As empresas que contam com uma comunicação alinhada, colaboram para que os seus colaboradores estejam mais comprometidos e focados com os objetivos.

Como resultado, os profissionais engajados passam a dar o seu melhor, defendendo a empresa e buscando sempre por melhorias.

Para alcançar esse nível de comprometimento, é preciso investir em uma comunicação permanente. Tratar cada profissional de forma individualizada e como parte importante da empresa é primordial.

Bom clima organizacional

Colaboradores que se sentem parte da empresa atuam de forma mais efetiva e eficaz. Esse é um resultado que, assim como a imagem organizacional, é transmitido para clientes e fornecedores.

Por uma comunicação empresarial eficaz ser transparente – ou seja, evita fofocas e especulações, – o clima é mais leve e de segurança entre os colaboradores.

Mantenha os canais de comunicação abertos

Muitas empresas podem ter um profissional talentoso em seu quadro de colabores e não ter ciência disso. Ao manter os canais de comunicação abertos, ao saber desta informação, estes talentos terão a oportunidade de mostrar qualidade e apontar melhorias na empresa.

Comunicação empresarial interna: como funciona?

Quando falamos em Comunicação Empresarial é importante destacar que, dentro deste contexto, encontra-se também a comunicação empresarial interna.

A forma como esta questão é empregada cada empresa utiliza deste expediente da forma que acha mais interessante. No entanto, todos os fluxos a seguir funcionam bem quando são aplicados de forma eficiente:

Descendente:

Esta forma de comunicação vem dos cargos mais altos da empresa para os mais baixos, respeitando aspectos hierárquicos.

Como cuidados para este tipo de empresa, vale evitar passar uma impressão autoritária com os seus colaboradores que ocupam cargos mais simples.

Ascendente:

A comunicação parte daqueles que ocupam os cargos mais baixos dentro da empresa.

Como a mensagem será transmitida para quem ocupa os cargos mais altos da empresa, o cuidado aqui é se atentar à linguagem e postura que serão utilizadas. Contudo, é imprescindível que a mensagem seja objetiva e transparente, que é o que justamente prega uma boa comunicação empresarial.

Horizontal:

O fluxo abrange o mesmo nível de cargos dentro da empresa e isso evita que haja insegurança na transmissão das informações já que não há receio com pessoas de cargo superior e/ou inferior.

Apesar de ter a tendência de ser uma situação mais tranquila ainda assim, por fazer parte da comunicação empresarial também deve manter os seus preceitos.

Transversal

Neste caso, por acontecer em todas as direções e níveis da empresa ela facilita a interação entre pessoas de setores e cargos distintos.

Como envolve mais colaboradores, requer mais atenção para que seja organizado.

Circular

Mais comum em empresas informais, este tipo de fluxo possibilita que haja uma interação em todos os níveis, sem seguir as direções tradicionais o que faz dele um modelo mais dinâmico.

Curiosamente, em função deste aspecto, pode tornar o ambiente de trabalho de uma empresa ainda mais eficiente.

Apesar de toda modernização dos processos empresarias e da busca pela eficiência, a comunicação empresarial é fundamental para que uma equipe produza mais e a organização mantenha sua credibilidade e engajamento dos funcionários e o respeito e interesse do público externo.

Vale destacar ainda que, sem uma boa comunicação empresaria, as corporações ficam sujeitas a muitos prejuízos, tanto financeiros quanto em sua imagem e reputação.

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