Conheça 6 tendências para o Marketing Digital em 2021

Tecnologia de mídia de marketing digital Conceito gráfico

Inteligência artificial, análises de sentimentos dos usuários, busca visual: as tendências de Marketing Digital devem mesclar a utilização de recursos ao cuidado com a experiência do cliente em 2021.  

Não é novidade que, ao longo dos últimos anos, o Marketing Digital se mostrou de extrema relevância para a sobrevivência de negócios, principalmente durante a pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus.

Sem uma vacina devidamente testada e aprovada, ainda vivemos um cenário um tanto quanto caótico, em que o futuro se mostra incerto. No entanto, é muito provável que 2021 abrirá portas para novas tendências no Marketing Digital. 

Por fim, o fato de o mundo estar cada vez mais digital, tem levado muitos empresários e gestores a investirem cada vez mais em tecnologia.

Portanto, confira algumas das tendências do Marketing Digital esperadas para 2021.

Transmissões ao vivo 

As transmissões ao vivo, mais conhecidas como lives, tiveram papel significativo este ano por conta da pandemia, principalmente por ter sido utilizado como o meio de contato entre muitas empresas e famosos com seu público. 

Por fim, os resultados obtidos por meio destas transmissões foram muito significativos. Mesmo que em menor intensidade, elas devem continuar ganhando espaço em 2021. 

SEO  

As estratégias de SEO que hoje já são muito importantes nas ações de Marketing Digital ganhará ainda mais destaque em 2021.  

Por meio da otimização de sites, é possível se destacar nos mecanismos de buscas durante uma pesquisa. Aliás, isso acontece de forma orgânica. Isso reduz os custos com anúncios e outras mídias pagas, que também são efetivas e qualificadas.  

Para quem pretende aparecer mais para o cliente nas páginas do Google, deve pensar em investir em um time especializado em SEO. A dica aqui é simples: invista nisso e veja os resultados na prática!  

Inteligência Artificial  

Essa tendência do marketing digital foi incorporada em 2020 e segue como uma realidade. A tecnologia é uma grande aliada no desenvolvimento de estratégias de marketing digital. Ela é uma facilitadora da comunicação entre marcas e pessoas.  

Os chatbots são exemplos importantes que se aplicam aqui. Hoje é possível simular uma mensagem humana e promover uma interação que não seja artificial.  

Além disso, as buscas por voz e reconhecimento através da fala tendem a aumentar de forma significativa. Além disso, a experiência do usuário ganhará mais popularidade.  

Aumento das pesquisas por voz  

E por falar em pesquisas por voz, você sabia que 50% das pesquisas podem ser realizadas através do reconhecimento pela fala?  

Esse dado é de uma pesquisa feita pela ComScore e revela muito sobre as formas de utilização da tecnologia pelo ser humano.  

Sabendo disso, é muito importante que as marcas melhorem os seus processos de busca para se adaptarem à realidade.  

Como esse tipo de pesquisa possui uma estrutura diferente, é fundamental adaptar a estratégia SEO. Assim, os usuários encontram seu conteúdo com uma maior facilidade.  

Chats para comunicação 

As redes sociais transformaram a forma como nos relacionamos uns com os outros, sobretudo no ambiente digital. Essa revolução digital impactou também no relacionamento das empresas com seus clientes.  

A utilização das mídias sociais para interagir com usuários foi sem dúvida uma revolução proporcionada pelo marketing. 

É o caso do WhatsApp, onde as funcionalidades já vêm sendo utilizadas para vendas. A tendência é que isso aumente ainda mais e se expanda para outras áreas. 

Hoje é possível conversar com algum usuário em particular, justamente por meio dos chats privados das plataformas.  

Pensando nisso, a dica é investir nessas mídias sociais para que seu seguidor fique à vontade para fazer sugestões, críticas e dar opiniões sobre seu produto ou serviço.  

Utilização de vídeos curtos 

Um segmento que ganhou muita relevância e notoriedade em 2020 fazendo grande sucesso foram os vídeos curtos.  

Dancinhas, dublagens e desafios caíram de vez no gosto dos usuários do Tik Tok e acabaram chegando até outras redes sociais, como Instagram e Facebook.

Curiosamente, o que começou de forma despretensiosa e mais voltada para adolescentes, passou a atingir públicos cada vez maiores e de todas as idades e marcas. 

Com o lançamento Reel no Instagram esta é uma tendência que não deve acabar tão cedo. 

Vale destacar ainda que, a rede social tem dado grande relevância aos vídeos criados por meio desse recurso, inclusive, substituindo o botão Explorar por um que leva a um espaço que reúne apenas esse tipo de conteúdo.  

Por fim, para quem ainda não resolveu surfar nesta onda, vale a pena ficar de olho nessa oportunidade de geração de conteúdo que, sem dúvidas, é uma das tendências de Marketing Digital em 2021. 

Personalização 

Apesar desta tendência de Marketing Digital não ser algo novo, mas com certeza vem ganhando força ao longo dos anos. 

A ideia é que sua empresa precisará cada vez mais de investimentos tecnológicos e ferramentas que possibilitem uma experiência personalizada para os seus clientes. 

Além disso, isso pode ocorrer seja ao entrar em um e-commerce, ao conversar com a equipe no WhatsApp, no recebimento de um e-mail marketing ou ainda ao clicar em links patrocinados de uma marca nas redes sociais.  

Por fim, uma forte tendência e que precisará de atenção especial em 2021 será focar o marketing para atrair e atender o público de maneira cada vez mais personalizada. 

Certamente há muitas outras tendências que devam surgir para o ano que vem, no entanto, a intenção aqui foi sugerir algumas que podem ser implementadas ao seu negócio agorinha mesmo! 

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