Crie landing pages de alta conversão, confira nossas dicas!

Uma mulher e um homem, sentados, olhando para um notebook

Para que uma empresa tenha sucesso em sua estratégia de marketing digital é fundamental conseguir converter os acessos ao site em oportunidades de negócio.

Ou seja, gerar leads que, após serem trabalhados estejam pronto para concluir a compra.

O caminho para tornar isso possível é justamente por meio  das landing pages que, na verdade, são excelentes ferramentas para ajudar qualquer empresa a conquistar este objetivo.

Diferente de um site, que geralmente é mais superficial, as landing pages são objetivas e estrategicamente estruturadas para despertar no usuário a curiosidade e o desejo para que ele converta estas sensações em uma ação efetiva.

Independentemente do tipo, como já mencionado em outros conteúdos aqui no blog, o objetivo principal das landing pages é gerar conversões, e é justamente por causa desta característica que elas se diferenciam das outras páginas de um site. 

Para se ter sucesso, a página precisa ser clara e precisa ser organizada.

Ofereça realmente aquilo que for prometido!

Informado ou especificado em sua campanha estratégica inicial.

Se a sua empresa já conta com um site, mas não entende por que as taxas de acesso e conversões estão baixas, a falta de uma boa landing page para a geração de leads pode ser o motivo. 

Confira quais são os tipos de landing pages, além daquela que pode ser a mais indicada para a estratégia da sua empresa ou negócio:

Landing page de captura de leads

Se o objetivo é prospectar novos clientes, essa é uma boa alternativa de landing page de alta conversão.

Por meio dela consegue dados, como: nome, telefone, e-mail entre outras informações que podem ser usadas pelo setor de vendas.

Uma prática comum é empresas oferecerem algum tipo de material de valor, como um e-book, por exemplo, em troca destes dados. 

Ao mesmo tempo em que o cliente em potencial é ‘presenteado’ com algo de qualidade ele retribui o gesto com o preenchimento de um formulário com todas as informações que possam ajudar aquela empresa a aumentar as vendas.

Landing page de agradecimento

Esse tipo de landing page pode ser colocada para fazer as melhorias de leads.

Em geral, vem logo após uma tomada de ação por parte do usuário.

Embora seja a etapa final no processo de conversão é também a parte inicial de um relacionamento mais duradouro com o lead.

Por exemplo, se uma pessoa preencheu algum formulário que você encaminhou, é interessante uma thank you page.

Ela também pode ser colocada depois da conclusão de uma venda. 

Quando um cliente finaliza um carrinho, é possível utilizar esta landing page para oferecer outras sugestões de itens ou serviço o que pode ampliar as chances de fazer uma nova venda. 

A landing page de agradecimento pode ainda ser emprega para solicitar um depoimento ao cliente; promoções e códigos de descontos exclusivos para uma nova compra; sugestão para curtir e seguir as redes sociais, entre outras.

Landing page de vendas

Este tipo de landing page é capaz de gerar resultados incríveis.

Por meio dela, é possível enviar ofertas aos leads e direcioná-los para o final do seu funil de vendas.

Resumindo, esta página visa gerar conversões e ampliar o lucro da empresa.

Outra vantagem é incluir detalhes da oferta e deixar o cliente consciente das vantagens que estão sendo oferecidas caso ele adquira um produto ou serviço. 

Apesar das vantagens de se utilizar este tipo de landing page é preciso estar atento 

para não deixar o conteúdo muito extenso ou confuso de modo que possa gerar desinteresse ao lead.

Para isso, faça uso provas sociais e esclareça as principais dúvidas que podem causar objeções por parte do cliente.

Landing page de cancelamento de assinatura

Utilizada para que você não deixe que a pessoa cancele a newsletter sem ter pelo menos mais uma chance de continuar recebendo.

Nesse tipo de landing page, é possível utilizar o bom humor, fornecendo a quem quer interromper a assinatura outros motivos para que ela permaneça na lista de contatos.

Caso o usuário esteja tentando cancelar a assinatura da newsletter, por exemplo, uma boa estratégia é permitir que ele personalize suas preferências de forma a se manter atualizado sobre a sua empresa ou negócio com uma frequência menor.

Esta possibilidade pode ser o suficiente para que o usuário seja excluído da ideia de cancelar a assinatura.

Já para usuários que estejam tentando cancelar uma assinatura paga, é possível mostrar seus produtos ou serviços uma última vez e adicionar um incentivo, como um desconto especial ou alguma vantagem exclusiva para ele.

Se a pessoa ainda assim insistir em um afastamento, você pode pedir que ela siga o seu negócio nas redes sociais como um gesto de despedida.

Squeeze landing pages

Este é um tipo mais simples de landing page, porém, pode ajudar a direcionar o lead para tomar uma ação desejada.

Por exemplo, se você está lançando um serviço e quer que os clientes a conheça, esta pode ser uma situação propícia para esta landing page.

Ajudando a ampliar o número de seguidores nas redes sociais.

Melhora o relacionamento com o público e fazer uma oferta específica, porém, com uma página mais simples que a de vendas. 

Portanto, vale montar uma estratégia para utilizar cada tipo da melhor maneira possível em seu negócio.

Splash pages

Ao contrário das demais landing pages esta tem como objetivo atrair a atenção dos usuários.

Por exemplo, se você está lançando um produto, pode usá-la para ganhar destaque antes do evento final.

Ou então, se está próximo de um evento grandioso, é possível usar essa página como uma intermediária.

Além disso, é importante saber que ela é mais focada em imagens e cores, não é interessante usar muitos elementos textuais em sua construção.

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