Dicas de como ter um home office muito mais produtivo?

Confira a seguir, 10 dicas para ter um home office mais produtivo, que servem tanto para quem já trabalha neste sistema ou para quem acabou de iniciá-lo!

O home office já era realidade em muitas profissões há algum tempo e agora, com a determinação da quarentena imposta em praticamente todas as cidades do Brasil, este meio de trabalho passou a ser definitivamente uma alternativa utilizada por muitas empresas como uma forma de manter seus colaboradores.

O interessante é que muitas empresas que não utilizavam esta forma de trabalho não só passaram a fazer uso dela, como abriram novas oportunidades para quem busca uma recolocação no mercado de
trabalho.

A princípio as empresas, com certeza esperam um bom desempenho de seus profissionais mesmo longe da estrutura habitual do local de trabalho.

Já muitos profissionais podem ficar inseguros e até certo ponto preocupados em não deixar que a produtividade caia.

E, portanto, preocupados com a melhor forma de aproveitar os benefícios desse modo de trabalho.

Para quem está tendo que se adaptar a esta nova realidade confira algumas dicas que farão com que você tenha um home office muito mais produtivo!

Defina seu local de trabalho

Definir o local em que você passará a exercer as suas funções a partir de agora, além de ser a primeira coisa a ser feita também deve ser muito bem escolhido.

Optar por um ambiente mais tranquilo e bem iluminado é o mais indicado.

Utilize boas ferramentas

Como seu trabalho provavelmente será feito por meio de um notebook, caso a empresa disponibilize o aparelho para você, dessa forma, isso com certeza contribuirá para que você seja mais produtivo no home office.

Ter o seu próprio equipamento é muito mais relevante do que ter que salvar arquivos e documentos em outros dispositivos ou enviá-los para a nuvem.

Melhore a qualidade de sua internet

Com a agilidade oferecida pela internet contar com uma boa conexão é primordial para garantir a produtividade de qualquer profissional durante o home office.

Certifique-se de que o que você tem disponível atenda as necessidades da função que você passará a exercer e, caso seja necessário, contrate um serviço melhor.

Não deixe de despender a mesma atenção a sua linha telefônica. Se a empresa lhe fornecer um aparelho de celular, bom.

Agora, se o aparelho a ser usado é o seu pessoal procure utilizar meios alternativos de comunicação como o Messenger ou Whatsapp por exemplo.

Desabilite as notificações

E por falar em celular é óbvio que pela facilidade do acesso estando em casa ele poderá ser uma distração. Evite que isso ocorra e opte por desabilitar notificações de aplicativos que possam tirar sua atenção.

Não deixe nada no escritório

Ao fazer home office fique atento para que não se esqueça de pegar tudo o que for importante e que esteja em seu local de trabalho.

Se for o caso, antes de deixar a empresa faça um check list com tudo o que você precisa levar para o novo ambiente. Evite perder tempo com a necessidade de ter que voltar a empresa para pegar algo que tenha sido deixado para trás.

Utilize ferramentas gratuitas

Apesar das reuniões presenciais serem muito comuns, várias empresas passaram a adotar ao longo dos último anos recursos como as teleconferências. Nos dias atuais, com o distanciamento social e o próprio home office esta ferramenta se tornou ainda mais imprescindível.

Caso durante a execução das tarefas um contato seja necessário utilize ferramentas como o Hangouts, do Google e que está disponível gratuitamente para a realização de reuniões online com vídeo, compartilhamento de tela ou chat.

Cumpra seu horário

Apesar de você não ter que se deslocar todos os dias para a empresa e consequentemente perder muito tempo com o chato e cansativo trânsito diário, se você tem um horário fixo de trabalho cumpri-lo segue sendo sua obrigação.

A vantagem aqui, no entanto, é que por estar em home office você terá a vantagem de poder ficar uns minutinhos a mais na cama.

Programe descansos

Com certeza é pouco provável que trabalhando em home office você fique por oito, dez horas ininterruptas ligado.

Por este motivo, se você já tinha o hábito de fazer pausas de 15, 20 minutos estando na empresa, manter esta prática como uma forma de recarregar as energias lhe fará bem.

Definir o momento em que estas pausas ocorrerão e como elas serão também é muito importante.

Ao invés de manter na cabeça durante esta parada quais são as tarefas ainda a serem realizadas no dia opte por se desligar por estes minutos com um lanche, acompanhar algum telejornal, acessar as redes sociais, ou ainda passar esse intervalo com os pets. Procure não exceder o tempo que você programou, ok?

Não erre na roupa

Por mais que possa parecer uma coisa irrelevante, ao levantar para iniciar o home office troque de roupa.

Embora não se faça necessário vestir a melhor calça ou salto alto, tire a roupa de dormir para não deixar o dia com cara de um final de semana de descanso. Não é preciso dizer que trabalho é trabalho, certo?

Aproveite o fim de semana

Chegou a sexta-feira e sua jornada de trabalho acabou? Ótimo. Levante-se e vá embora do escritório, mesmo que este seja em sua casa.

Estabeleça seus horários

Não se torne refém do trabalho dentro da própria casa. Se você decidiu que sua jornada de trabalho acaba às 18h, levante da cadeira às 18h e vá fazer alguma outra coisa da vida.

Todas estas dicas farão com que você tenha um home office muito mais produtivo!

Acompanhe nosso blog e fique ligado em mais dicas para você e/ou para sua empresa!