E-commerce de sucesso: Como ter em sete passos

Assim que surgiu o e-commerce, muitas empresas encontraram nesta nova ferramenta uma possibilidade de vender produtos e serviços para qualquer lugar no mundo.

As lojas virtuais já vendem tanto serviços quanto objetos simples. Mas, apesar de não haver um ponto físico, abrir uma loja virtual exige investimento de tempo e recursos, para que seja lucrativa e sustentável.

Dados da pesquisa Webshoppers 43, realizada pela consultoria  Ebit/Nielsen em parceria com o Bexs Banco, aponta que o e-commerce brasileiro cresceu 41% em 2020.

Além disso, também ganhou novos 13 milhões de consumidores no ano passado e, com isso, o total de clientes acostumados com compras online saltou 29% em relação a 2019.

Portanto, para quem hoje tem ou pretende contar com um e-commerce confira sete passos para alcançar o sucesso:

1) Experiência do cliente – desenhe a jornada, fale com o cliente, realize pesquisas e se informe sobre a concorrência. Evite copiar tudo o que eles estão fazendo tentando buscar algum diferencial para o seu negócio.

2) Pagamentos – analise melhor o custo por transação, parcelamento e antecipação. Busque alternativas que sejam melhores para o cliente. Compare na prática e não deixe de contar com backup.

3) Logística – o cliente pode ser um vizinho ou estar do outro lado do mundo uma boa estratégia é começar pela sua cidade.

Se for possível, disponibilize frete grátis para eliminar o maior gargalo do e-commerce no Brasil ou para compras acima de um determinado valor, além de promoções. Além disso, não deixe de contar com uma política de troca ou devolução bem definida.

4) Design – mantenha a identidade da sua empresa ou negócio. Pense nas plataformas mais acessadas. Vale destacar que o mobile já representa 75% de tráfego e 65% de conversão.

5) Produtos – inicie com os itens mais vendidos e procurados pelos clientes. Invista em imagens de excelente qualidade, fotos com fundo branco, perspetiva e detalhes. Utilize descrições criativas, completas e exclusivas.

6) Equipes e rotina – descreva os principais pilares da sua operação de e-commerce e as pessoas que o gerenciam. Estabeleça uma rotina, descreva a lista de tarefas e defina os responsáveis por cada área, além das métricas atreladas as mesmas.

7) Test-drive – por fim, compartilhe com amigos, colegas e conhecido solicitando a eles um feedback ou veja eles navegando no seu e-commerce, sem dar opinião. Além disso, inicie com campanhas pequenas e não deixe de oferecer atendimento via Whatsapp.

Tec4you pode ter a opção de e-commerce ideal para sua empresa ou negócio

Além disso, os números apresentados pela pesquisa reforçam, mais uma vez, a importância de se contar com um e-commerce nos dias atuais.

Por fim, para quem hoje possui uma empresa ou negócio e ainda não conta com um e-commerce a hora de se contar com essa importante ferramenta de vendas é agora!

Se é de um e-commerce que você precisa acesse  www.tec4you.com.br/sites/ ou entre em contato no Whatsapp pelo (11) 95067-8051!

Fonte: Agência SEBRAE