Empresas que se reinventaram na Pandemia: O que as grandes empresas vem fazendo para minimizar os efeitos da pandemia?

Não é novidade que a pandemia causada pelo novo Coronavírus trouxe para o mundo, o que inclui o Brasil, um cenário de muitas incertezas no mercado de trabalho e na sobrevivência das empresas.

Visando minimizar os impactos da Covid-19, as empresas passaram a buscar alternativas interna e externamente para tentar combater o vírus.

O Google, por exemplo, internamente vem mudando totalmente seu comportamento devido ao distanciamento social.

Além do revezamento da jornada de trabalho de seus colaboradores, externamente passou a oferecer gratuitamente alguns recursos que antes eram pagos, dentre eles o Hangouts Meet.

O objetivo desta medida foi justamente facilitar a comunicação entre as pessoas, já que a quarentena é vista por muitos cientistas como medida fundamental para impedir a disseminação do vírus.

Outra empresa a também adotar medida interna como o revezamento entre os seus colaboradores para manter o distanciamento social foi a Microsoft.

Externamente a gigante criou um mapa, para manter as pessoas 100% informadas sobre a pandemia, e esses dados também são divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), bem como outras instituições.

Já a brasileira Ambev internamente também adotou os mesmos procedimentos das anteriores, enquanto que de maneira externa, produziu milhares de frascos de álcool em gel que foram distribuídos a hospitais e pessoas que precisam.

Atitudes como estas contribuem de forma significativa a combater, além de impedir a disseminação do vírus, e são extremamente importantes para o cenário atual que o mundo enfrenta.

Além da preocupação com a questão de saúde de seus colaboradores, que são os responsáveis pelo funcionamento de uma empresa, o objetivo é sempre buscar por lucros, não é mesmo?

Sob essa lógica, existem algumas medidas que podem ser tomadas durante a pandemia para que a empresa evite prejuízos.

E, em tempos de pandemia, inovar ou até mesmo se adaptar o mais rápido possível ao ‘novo normal’ pode evitar possíveis impactos negativos, principalmente prejuízos para uma empresa.

Confira algumas alternativas visando combater a pandemia e manter a saúde financeira da empresa:

Invista pesado em um e-commerce

Com o isolamento social a queda nas vendas é eminente, mas não ao ponto de acabar de vez. Se a empresa apostar nas vendas online via e-commerce, com certeza um prejuízo muito maior poderá ser evitado.

Hoje em dia, a maioria das empresas fazem uso deste expediente para atender seus clientes, e, com esta pandemia muitas empresas passaram a aderir a este formato de vendas.

A importância de se contar com um e-commerce nos dias atuais pode ser justificada por meio de números.

Pesquisa divulgada na última quinta-feira (25) pelo Webshoppers 43 Ebit-Nielsen, em 2020, as vendas online no Brasil deram um salto e atingiram R$ 87,4 bilhões. Um crescimento de 41% em relação ao ano anterior.

Além disso, este também foi o maior avanço desde 2007. A título de comparação, enquanto em 2018, o crescimento do comércio online havia sido de 12%, em 2019, foi de 16%.

Aposte no sistema delivery

Outra forma de amenizar os prejuízos durante a pandemia, é utilizar o delivery para realização de entregas.

Utilizando este serviço, o cliente poderá receber todos os produtos comprados no conforto de sua residência no mesmo dia dependendo da localização e isso contribui e muito na hora de fidelizá-lo.

Alavanque o negócio com um aplicativo próprio

Outra alternativa que muitas empresas vem adotando para tentar driblar as adversidades trazidas pela pandemia do novo Coronavírus é contar com um aplicativo próprio.

A ascensão do mercado brasileiro de Apps nos últimos dois anos apresentou um crescimento de 55% em número de instalações.

Os resultados — derivados de um estudo da AppsFlyer — não só reforçam a notoriedade do setor brasileiro em parâmetros internacionais, como também explicam a liderança do país no mercado de apps da América Latina.

Curiosamente, nem mesmo a pandemia foi capaz de frear o ganho do setor no país.

O levantamento apontou a elevação do uso e das receitas (em 15%) dos aplicativos à medida que os casos de infectados também aumentava no Brasil.

Durante a quarentena, as aplicações de compras lideraram os downloads no país. Apps de lifestyle e de entrega de comida também foram destaques.

Os dados, por si só, já comprovam que investir nesta ferramenta é vital.

Mantenha sempre um bom relacionamento com o cliente

A saúde financeira de uma empresa se baseia basicamente no seu faturamento e, manter um bom relacionamento com os clientes, é fundamental. Ao adotar esta prática o cliente se sentirá muito mais seguro em relação a empresa.

A empresa que utilizar as dicas mencionadas neste artigo com certeza terá mais chance de enfrentar essa fase pela qual o mundo atravessa de forma mais branda.

Sabendo lidar com os problemas e imprevistos que surgirem pelo caminho, e utilizando os planos de ação e combate, com certeza posteriormente a empresa vai estar muito mais preparada.

Conheça as soluções disponíveis da Tec4you para a sua empresa ou negócio

Para quem possui uma empresa ou negócio e ainda não dispõe de um e-commerce ou um aplicativo próprio a hora de contar com estas importantes ferramentas é agora!

Seja um aplicativo ou e-commerce que você precisa acesse  www.tec4you.com.br ou entre em contato no Whatsapp pelo (11) 95067-8051 e confira as soluções disponíveis!