LGPD: Mudanças para sua empresa fazer agora

Está cada vez mais importante a proteção de dados (LGPD); principalmente nos últimos meses devido ao novo Coronavírus.

Com a necessidade de adaptação ao ‘novo normal’, o que incluiu medidas de distanciamento social, primordialmente para contermos os avanços da pandemia mundial, o principal meio de transação passou a ser a internet.

Houve um aumento exponencial nestas transações e eventualmente, aumentou a exposição dos dados das empresas e consumidores.

A LGPD estabelece regras sobre a coleta e manutenção das informações, tanto de cidadãos brasileiros, quanto de pessoas que estejam no território nacional.

Sobretudo deve ocorrer sempre com o consentimento dos usuários.

No caso de investigação criminal serve para garantir a segurança pública e/ou do Estado.

Portanto, sua validade abrange tanto os dados digitais conseguidos pela internet como por outros meios.

A lei promove a proteção aos dados pessoais de todo cidadão que esteja no Brasil, a LGPD entrou em vigor no último dia 18 de setembro e inegavelmente alterou alguns artigos do Marco Civil da Internet.

Com isso, para empresas e órgãos públicos foi estabelecidos novas regras. No que diz respeito ao tratamento da privacidade e segurança das informações de usuários e clientes.

Embora as penalidades só serão aplicadas pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) a partir de 1º de agosto do ano que vem. Já os outros órgãos de fiscalização já estão exercendo controle sobre o compliance da lei.

Ou seja, todas as empresas que colhem o mínimo de dados de um cliente devem rever como fazer isso a partir de agora.

Para quem ainda não se atentou a isso, confira o que é preciso fazer
agora mesmo:

Cibersegurança

Ao falar sobre dados é preciso pensar na segurança deles. Desta forma, a cibersegurança será um das prioridades das empresas para prevenir, detectar e remediar eventuais violações.

A LGPD tem como principal objetivo evitar que dados sejam usados de maneira equivocada. Sem a cibersegurança, será improvável conseguir se adequar à lei.

Invista em um DPO (Data Protection Officer)

É fundamental que todas as empresas disponham de uma equipe que esteja sempre em alerta quanto a todos os dados.

Tanto os que entram, quanto os que ficam ou que saem da companhia.

O papel é proteger todo o processo. Se ainda não contratou alguém para essa função, essa é a hora!

Armazene apenas o necessários

Se dentro do seu negócio faz sentido contar com e-mail, telefone e endereço dos clientes, ok!

Desta maneira, está dentro da lei. No entanto, caso tenha informações que não sejam tão relevantes é melhor não tê-las.

Além disso, se pedirem algum dado, uma solicitação terá que ser feita. Você só poderá contar caso haja consentimento da pessoa que forneceu.

Resumindo, o ideal é ponderar aquilo que realmente é essencial e o que é apenas conveniente.

Respeite os dados dos outros

Se as pessoas estão ‘ligadas’ em quem respeita seus direitos, estão mais espertas ainda quando precisam passar suas informações a terceiros.

Por isso, as empresas precisam de uma mudança interna, pois não poderão mais tratar dados de forma irresponsável.

Esforço e tempo é o que precisa para esse processo. Mas é fundamental por que a lei LGPD já está em vigor.

Como a lei é relativamente nova e seja preciso tempo para se adequar a dica é estudá-la para se entender tudo o que ela engloba.

Certificação PCI-DSS é um complemento na proteção de dados

Como mencionado no início, a pandemia acarretou uma série de medidas, incluindo o distanciamento social, além das transações pela internet, onde as compras online tiveram aumento exponencial no mundo digital.

As violações e o furto de dados durante estas transações de fato, também cresceram.

Uma forma de combater este problema é por meio da certificação PCI-DSS. É um padrão de segurança de dados para a indústria de cartões de crédito.

Desenvolvida pela união privada de importantes operadoras, esta certificação avalia as condições de segurança de uso dos seus cartões.

Por fim, entre as empresas a oferecerem esta certificação no mercado está a Tec4you. Por meio da sua consultoria analisa o ambiente externo e digital em que as transações comerciais de sua empresa são realizadas.

Tenha a Certificação PCI-DSS para sua empresa também! Contate a Tec4you por meio do endereço https://www.tec4you.com.br/pci/ ou ainda pelo telefone (11) 3529-0906 ou WhatsApp (11) 5067-8051