Dez dicas de marketing para criar um blog de sucesso

tela de notebook com palavra blog

Para quem hoje possui uma empresa, seja ela pequeno, médio ou grande porte, a verdade é que o blog é sim uma ferramenta imprescindível e fundamental em qualquer estratégia de marketing.

Esta ferramenta ganhou popularidade em meados de 2009 quando o marketing de conteúdo passou a ser incluso no mercado. Até pouco tempo, o blog era associado apenas a pessoas físicas.

Com o crescimento exponencial do universo digital nos últimos anos, se tornou impossível falar em estratégias de marketing sem associá-la com um blog. 

Além de estabelecer uma ligação entre empresa e cliente, este recurso também faz com que um número maior de pessoas chegue até você organicamente, sem que haja necessidade de prospectá-las ou atraí-las por meio de anúncios.

O blog é um tipo de site que pode oferecer ao público diversos conteúdos sobre um determinado assunto.

De modo geral, a página é responsável por atrair os usuários pela clareza e facilidade em suas publicações. 

Para captar a atenção, os textos devem ser criados com estratégias de marketing de conteúdo direcionadas para o objetivo do post.

Seja com dicas, informações sobre serviços, produtos e demais temas que se relacionem às dúvidas frequentes do público.

Defina o objetivo

Antes de contar com esta ferramenta de marketing é preciso se questionar do porquê contar com um blog. Seria ele para gerar autoridade, vender mais na internet, atrair leads para a sua empresa, gerar negócios?

O objetivo é justamente o que vai nortear toda a sua estratégia, desde o conteúdo que será produzido e ser publicado até a mensuração de resultados.

Saiba quem são as suas personas

Um blog é uma estratégia de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, portanto, deve ser direcionado às suas personas.

Definir quem são elas são dentro da sua estratégia de marketing de conteúdo será fundamental para que você crie os conteúdos corretos, capazes de alavancar o seu blog.

Como: Palavras-chaves, objetivos de cada conteúdo, produção correta e publicação.

Escolha a plataforma de forma inteligente

Blogger, WordPress, Medium e agora até o LinkedIn, com o Linkedin Pulse estão entrando nessa onda de geração de conteúdo.

Ou seja, diante de tantas opções, é preciso saber com qual delas você pretende trabalhar.

Se você gosta de trabalhar com as possibilidades de customização, agregar páginas, dar a sua cara para o layout, além de buscar responsividade e suporte, o mais indicado é o WordPress.

O Blogger também é uma ótima plataforma!

Já as outras opções sugeridas nesta dica funcionam, basicamente, como editores de texto.

Embora seja possível inserir alguma imagem, não são muitos os recursos para deixá-lo mais chamativo e atraente.

Estruture um bom planejamento de conteúdo de marketing

Sobretudo, criar conteúdo aleatoriamente, sem uma intenção consistente, não vai te ajudar a atrair leitores. 

Uma forma de fazer com que ele seja acessado é definido quais palavras-chave que seu público mais utiliza para buscar conteúdos parecidos aos que você pretende publicar.

Bem como em torno dessas palavras-chave, defina quais temas você acha interessante produzir e publicar no seu blog de modo que eles sejam relevantes e efetivamente úteis para o seu público.

Em seguida, crie o tipo de conteúdo, como: (blog ,posts, imagens, vídeos, ebooks etc).

Não se atenha apenas ao básico

Se você pretende se destacar diante dos demais blogs que há por ai, para contar com um blog de sucesso é preciso pensar e ir além do básico.

Crie posts com 500, 1.000 ou até 2.000 palavras; invista em um belo infográfico; inove e publique algum vídeo com conteúdo relevante.

Nesse sentido, ao contar com um blog é preciso realmente entender a necessidade das suas personas e transformar as respostas em conteúdo relevante, interessante, e, de preferência, que envolva o usuário.

Capriche nos títulos

Os títulos de um post funcionam como uma cartão de visitas para que a pessoa que está lendo se interesse por todo o texto que foi publicado.

E, assim, possa curti-lo, além de comentar e compartilhar, ampliando a divulgação do seu conteúdo.

Você deve inserir, em cada título, as palavras-chave (pelo menos as principais) sem deixar, contudo, de produzir algo atraente e intrigante aos olhos do público.

Fique atento a linguagem e lembre-se que a escrita de um blog precisa ser mais próxima do leitor, portanto, seja criativo nos títulos.

Utilize as técnicas de SEO

Sobretudo, outro aliado que não pode faltar para quem quer ter um blog de sucesso é fazer uso das técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

Ao produzir conteúdo utilizando as estratégias de SEO é possível tornar o blog mais atrativo para os mecanismos de busca – principalmente o Google –, fazendo com que a sua página figure entre as primeiras páginas nas pesquisas.

Conheça seus concorrentes

É evidente que você não será o dono de um blog que conta com temas exclusivos. Isso significa que haverá concorrência disputando o mercado com a sua empresa ou negócio.

Como um bom produtor de conteúdo, a tarefa, então, é acompanhar de perto tudo que seus colegas postam.

Assuntos, exclusividades, posts, promoções, anúncios, saber o que e como eles estão fazendo este trabalho pode abrir a sua mente para novas ideias. Use isso a seu favor!

Utilize o e-mail marketing

A princípio, se você ainda não tem uma base de contatos consistente que possa ter interesse no seu conteúdo, a forma de construir isso é fazendo uso do e-mail marketing.

Esta ferramenta é fundamental para disseminar o conteúdo do seu blog e atrair a atenção das pessoas para o que você quer transmitir.

Quando um usuário fornece seu e-mail ou se inscreve para receber as atualizações do seu blog, significa que ele está interessado no naquilo que você está dizendo.

Portanto, são grandes as possiblidades dele compartilhar o seu conteúdo, comentar com outras pessoas, além de dar aquela forcinha quanto a visibilidade do seu blog.

Aproveite o alcance das redes sociais com marketing

Quem quer ter um blog de sucesso não pode abdicar da abrangência e força das redes sociais. Se você não a utilizar para divulgar o seu conteúdo por elas, como as pessoas ficarão sabendo o que você está fazendo?

Contudo, para se ter uma ideia, o Facebook tem mais de 1,5 bilhão de usuários. Some a ele os outros bilhões de usuários de Twitter, Linkedin, Instagram, Pinterest, entre outros.

Por isso, é imprescindível aproveitar a onda das redes sociais!

Nenhuma outra ferramenta tem a capacidade de compartilhamento, além de viralizar, portanto, elas são indispensáveis para que você se torne ativo (e muito) nessas plataformas.

Conheça as soluções oferecidas pela Tec4you!

A Tec4you é uma empresa de tecnologia, que auxilia por meio de suas soluções tecnológicas empresas de todos os tamanhos.

Atualmente já desenvolvemos, por meio de soluções facilitadoras e, com preços acessíveis que ajudam na evolução do seu negócio, mais de 5.400 projetos, com mais de 80 segmentos atendidos.

Portanto, reforçando seu compromisso com o crescimento das empresas que auxiliamos, fortalecendo nosso propósito de ser referência em soluções tecnológicas de ponta.

Nossos números só crescem, graças à junção de grandes ideias, equipes qualificadas e projetos excepcionais.

Acesse https://www.tec4you.com.br/ ou ligue (11) 2391-6060 e confira o que podemos fazer por você!

Tags :

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *