Marketing Digital: Quais estratégias são realmente eficazes?

Homem mexendo em tablet onde dele estão saindo elementos visual que remetem a comunicação e marketing digital, como icones de celular, redes sociais, entre outros.

Antes de falarmos sobre estratégia de Marketing Digital é preciso saber o que é Marketing Digital, não é mesmo?

Marketing Digital é, basicamente, o conjunto de atividades que uma empresa – ou indivíduo – executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca.

Com certeza, podemos afirmar que o Marketing Digital mudou a maneira como o mercado, produtos e marcas se relacionam atualmente.

Com o aumento cada vez maior de usuários de internet e na forma como eles se comunicam entre si, o Marketing Digital fez as empresas repensarem como alcançar seus consumidores e venderem mais.

Foi no início da década de 2000 que este termo se tornou popular e ganhou a importância que vemos nos dias atuais.

Hoje, o e-commerce é uma das maiores modalidades de comércio responsável por movimentar bilhões a cada ano. E isso se deve, em grande parte, a diversas estratégias de marketing digital.

Investir nestas estratégias é uma prioridade para muitas empresas.

Em especial porque o estudo de público-alvo e a criação de campanhas de comunicação são muito mais fáceis no universo digital.

Pensando em dar aquela forcinha para quem pretende colocar esta ferramenta em prática, listamos cinco estratégias para sua empresa investir agora mesmo. Confira!

1. Marketing de conteúdo

Inicie este processo pensando no marketing de conteúdo, uma metodologia que prevê a criação e o compartilhamento de conteúdo interessante voltado para o público que você pretende atingir.

Utilizando deste expediente você conseguirá construir uma relação de confiança entre empresa e usuário.

De modo que a marca passara a ter  credibilidade junto ao mercado fazendo dela uma referência.

Por serem várias e de diversos formatos as estratégias de marketing de conteúdo, isso é algo muito positivo uma vez que nem todo mundo consome o mesmo tipo de material.

Um destes formatos é desenvolver um blog para publicação de artigos, postar dicas nas redes sociais, publicar um e-book ou vídeos relacionado com serviço ou produto oferecido por você.

2. Redes sociais

Se você ainda não se deu conta, é fácil afirmar que hoje, as redes sociais se apresentam como os melhores canais de relacionamento para qualquer empresa.

Crie uma página para sua empresa e apresente para o público que você está lá, disponível a qualquer momento.

Além disso, invista em conteúdos que sejam capazes de gerar algum tipo de interação com os seus seguidores. Acredite, o resultado desta ação será positiva!

Apesar de importante, não é necessário estar em todas as redes sociais, ok? A sugestão aqui é avaliar quais são as mídias mais utilizadas pela sua audiência e quantas delas você terá eficiência para se dedicar.

Avalie que a escolha de imagens, a edição deste material e a produção de conteúdo demandam tempo.

3. Otimização do site para o Google

Se você já ouviu falar em SEO (Search Engine Optimization) ou Otimização para Mecanismos de Busca sabe que para que seu site fique bem posicionado no Google não existe caminho melhor.

Para empresas que pretendam investir em estratégias de Marketing Digital, ter um bom ranqueamento nas páginas de pesquisa é fundamental, já que esta é a principal porta de entrada dos usuários, principalmente por quem tem por hábito buscar o que precisa utilizando a web.

Como o retorno utilizando esta técnica pode demorar, uma vez que depende muito dos algoritmos dos buscadores, além da concorrência de nicho, uma alternativa pode ser investir em estratégias de links patrocinados.

4. Links patrocinados

Assim como na publicidade off-line em que a promoção de um produto ou serviço é feito por meios de comunicação ou impressos, é possível pagar para que os anúncios sejam exibidos também em sites.

As formas mais tradicionais são por meio da utilização de:

  • Banners em portais de conteúdo,
  • Links patrocinados no Google AdWords,
  • Anúncios nas redes sociais, principalmente o Facebook Ads.

A mídia paga é uma boa estratégia de Marketing Digital para empresas que pretendem obter resultados com mais rapidez e facilidade na mensuração de suas campanhas com objetivos comerciais.

Esta trata-se de outra maneira de inserir um site no Google, de maneira mais rápida, apesar do custo.

5. Marketing Digital por meio de consultoria

Como contar com uma equipe de marketing pode ser algo dispendioso, investir em uma consultoria de Marketing Digital pode ser a melhor estratégia.

Por meio deste serviço, o consultor vai analisar o momento da empresa, estudar os concorrentes e o público-alvo, apontar estratégias digitais necessárias e auxiliar os gestores a entender como tudo isso funciona em conjunto.

Esta análise resultará em um relatório que será utilizado para elaboração de um plano de ação.

E acompanhamentos periódicos com os profissionais responsáveis pelo atendimento.

Esta relação de 05 estratégias de Marketing Digital não é exaustiva uma vez que, a cada dia, surgem novas ferramentas e formas de se obter resultados na internet.

Ainda assim, um bom plano de negócio certamente irá nortear as principais para que a empresa atinja os objetivos do marketing.

Usar apenas uma estratégia pode gerar resultados. Porém, um trabalho sinérgico com todas elas poderá ampliar os resultados e fará com que o investimento seja muito mais significativo.

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