Marketing Digital: o que é e como fazer um plano?

Dois homens sentados, olhando para computador

Podemos definir Marketing Digital como todas as ações que usam a internet ou dispositivos eletrônicos para divulgar um produto ou uma marca.

Nos dias atuais, se tornou uma das principais estratégias para alcançar e se relacionar com clientes.

De forma conceitual, o marketing está relacionado a conduzir o cliente até realizar uma compra, além de atender de forma satisfatória as suas necessidades e desejos.

Ao longo dos anos, entretanto, a forma como isso é feito tem passado por transformação acompanhando os avanços tecnológicos e os hábitos da humanidade.

Nesse sentido, não dá para ignorar que hoje, grande parcela da população está online e faz uso da internet, entre outras coisas para fazer uma compra.

E por falar em compra, a internet trouxe para o consumidor diversas opções para se fazer isso.

Se antes era preciso pesquisar preços, muitas vezes indo de uma loja para outra, agora o cenário é completamente diferente.

Marketing Digital

Assim como essa mudança, as empresas também tiveram que se adequar e repensar em formas de atrair novos clientes e é justamente aqui que podemos afirmar que o Marketing Digital se tornou a principal maneira de fazer marketing e alcançar o público.

Estrategicamente falando, ele se tornou a alternativa mais eficaz, uma vez que emprega os canais que o hoje são os mais utilizados pelo público.

Curiosamente, se engana quem acha que o Marketing Digital se resume apenas aos clientes que fazem as suas compram pelo computador.

Com os avanços da tecnologia, existem ainda estratégias voltadas para os usuários de smartphones, o que inclui os anúncios segmentados no Facebook.

Se comparado com o marketing tradicional a vantagem do Marketing Digital é que praticamente qualquer negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte e, independente do orçamento, pode começar a aplicar as estratégias agora mesmo!

Além disso, ele também permite que os resultados sejam avaliados e aferidos em tempo real.

Enquanto um anúncio em um jornal, por exemplo, seja mais difícil estimar quantas pessoas realmente tiveram acesso a ele, com anúncios em redes sociais e em buscadores, é possível medir praticamente todas as ações do usuário, desde aquele que viu até quem realmente finalizou uma ação.

Depois de entender o que é o Marketing Digital e como ele transformou a relação das empresas com os consumidores, que tal saber como elaborar o seu plano de Marketing Digital?

Confira neste pequeno roteiro como criar um plano de Marketing Digital e de que forma adaptá-lo às suas necessidades.

1 – Tenha os objetivos bem definidos

Ao traçar um objetivo é preciso especificar claramente o que almeja com as ações de marketing digital que serão realizadas para que o planejamento seja focado.

Entre os objetivos, alguns exemplos são:

  • Divulgação e reconhecimento da marca;
  • Captação de Leads que possam se tornar clientes em potencial;
  • Vendas ao cliente nos ambientes online ou físico;
  • Pontos de atendimento e orientação aos consumidores;

Outro ponto importante são as metas que devem ser alcançadas, uma vez que elas sejam necessárias para definição das métricas e podem ser aplicadas.

Por fim, definir um cronograma com prazos das tarefas a serem feitas também é fundamental.

Uma vez que qualquer campanha de marketing digital demanda tempo e planejamento para ser bem executada.

 

2 – Estude e pesquise seu público-alvo

Quem pretende criar um plano de marketing digital precisa dar atenção especial no que diz respeito as características do público-alvo.

Por sorte, existem hoje no mercado muitas ferramentas que permitem conhecer com mais precisão qual é o perfil dos visitantes de um determinado site.

Com base nisso é possível encontrar o público certo e assim adequar a linguagem e o conteúdo que será produzido para estas ações.

Além disso, também é possível direcionar as campanhas para quem realmente é o seu foco.

Usando ferramentas de segmentação disponíveis no Google Ads ou Facebook Ad, por exemplo.

Definido o público-alvo, crie uma Persona de Marketing, ou seja, um consumidor fictício que tenha as características do grupo que você deseja alcançar.

Ao fazer a personificação do seu público isso vai contribuir para que na hora de entender tanto o comportamento quanto as necessidades e anseios deste grupo. 

3 – Organize as principais estratégias com Marketing Digital

Este é mais um ponto importante para quem pretende construir um plano de marketing digital.

Dependendo do segmento de atuação, certas estratégias podem ter um resultado melhor do que outras. Por exemplo, maquiagem se sai muito bem utilizando o marketing das redes sociais.

Por outro lado, para setores que atendem a uma necessidade.

Ou seja, que oferecem serviços ou produtos que muitas vezes o consumidor não sabe ondem encontrar.

A estratégia pode ser fazer uso do marketing de busca que poderá trazer resultados mais satisfatórios.

 

4 – Estabeleça os canais de marketing digital

O fato de serem várias as opções para divulgação de uma marca na internet fazem com que seja necessário definir.

Utilize apenas aqueles que, pelas características, deverão gerar um tráfego mais qualificado para o site.

O investimento em marketing digital precisa estar focado em resultados.

E como fazer um plano de marketing digital é também otimizar recursos, é importante se concentrar nos canais que possibilitem um retorno maior.

5 – Equipe qualificada é imprescindível 

 

Não há plano de marketing digital que assegure minimamente uma eficiência.

Se não contar com uma equipe técnica qualificada e capacitada dando suporte, principalmente porque qualquer ferramenta de marketing online requer treinamento.

Alguns empresários optem por algum ‘faz tudo’ dentro da empresa para conduzir as ações de marketing digital.

Se dando conta, posteriormente, a decisão foi a pior possível.

Em se tratando de marketing online não existe mais espaço para amadorismo ou improvisação.

Utilize a internet para navegação e estrutura de fato um plano de marketing digital!

Implementá-lo de forma profissional e monitorar adequadamente os resultados é algo completamente diferente.

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