Marketing e a tecnologia cada vez mais importante no turismo

A exemplo de praticamente todos os setores da economia, em que a competição e a disputa por mercado são extremamente acirradas, na indústria do turismo o cenário não é diferente.

Seguindo este conceito, as empresas que operam no setor precisam buscar alternativas para se destacar das demais. Mostrar que ela é a melhor escolha para um turista cada vez mais exigente. Além de apresentar aspectos que comprovem o seu diferencial e superioridade.

Para buscar esse tipo de resultado, o marketing tem se mostrado uma ferramenta cada vez mais essencial. Pois é por meio dele que empresas vem conseguindo desenvolver um ponto de venda exclusivo, bem como promovê-lo.

No turismo, o objetivo do marketing é justamente dar maior visibilidade para a agência e destacá-la frente as demais. De modo a atrair novos clientes, passageiros, hóspedes, e, é claro, gerar um maior reconhecimento de marca.

Em um mundo cada vez mais digital muitas estratégias de marketing no turismo se utilizam da Internet; e se utilizam de canais como sites, anúncios online, e-mails, plataformas de e-commerce, além das mídias sociais.

O cenário atual causou prejuízo significativo no turismo; obrigando agências e companhias aéreas, hotéis, cruzeiros, entre outros negócios a se adaptarem algumas estratégias de marketing podem ajudar a reverter este quadro.

Portanto, confira 7 dicas de marketing de turismo. Elas estão relacionadas à pandemia do coronavírus que podem ser aplicadas em seu negócio ou agência:

1 – Priorize a higiene e segurança e comunique isso!

O surgimento do Covid-19 fez aumentar a preocupação com a segurança do cliente quando o assunto é turismo. Principalmente com a questão da higiene e isso precisa contar com uma atenção especial de marketing.

Isso significa dar destaque para as medidas adotadas com o intuito de manter sua propriedade ou negócio protegidos do covid-19.

Você precisa convencer os seus clientes de que estarão seguros. Além disso, enfatizar estes conceitos de higiene e segurança em seu site. Seja no conteúdo de marketing, em redes sociais, em plataformas de terceiros ou na comunicação com o cliente é primordial.

2 – Mantenha o foco local

Uma estratégia adotada pelos gestores de turismo tem sido focar em clientes locais ou de regiões vizinhas. Já que ainda há restrições de viagens e muito receio em viajar para fora do país.

A dica aqui, então, seria enfatizar as características da sua agência para atrair os clientes locais. Mostre a eles os seus diferenciais.

Uma boa forma de fazer isso é, ao invés de destacar aspectos como o clima ou atrações locais; se concentrar em suas instalações, capacidade de organizar eventos ou serviços de luxo, ou até mesmo pequenas reuniões e passeios.

3 – Personalize o atendimento

O marketing de personalização é o caminho para se agradar em cheio os clientes. E uma forma de fazer isso é por meio de mensagens que os atraiam individualmente.

Envie um e-mail personalizado apresentando um serviço ou produto que você acha que ele pode gostar.

Para ser ‘certeiro’ nesta ação, a personalização exige que você capture dados do usuário e faça uso inteligente deles. Geralmente por meio de cadastros, automação, CRM, etc.

Estes dados podem ser reservas anteriores, hábitos de navegação na web ou atividades nas redes sociais.

4 – Foque na experiência do cliente

Quando a venda é concluída a expectativa gerada pelo cliente é mais que uma simples aquisição. Mas sim, ele está buscando uma experiência.

Por isso, as dicas úteis de marketing para o turismo enfatizam na experiência do cliente que você pode oferecer.

Enquanto os hotéis promovem isso por meio de controles de quarto inteligentes; as companhias aéreas podem competir com base em refeições e entretenimento.

O truque é promover a experiência superior que você oferece e permitir que os clientes compartilhem suas experiências com possíveis eventuais novos clientes.

5 – Crie uma estratégia de marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das melhores estratégias para o turismo e tem sido cada vez mais utilizado pelas agências.

Além de poder ser utilizado para atrair o cliente para o seu negócio, pode ainda ajudar a posicioná-lo como um especialista confiável do setor. Além disso, uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente com técnicas de SEO vão aumentar a visibilidade geral.

O marketing de conteúdo é diversificado e inclui, desde postagens em redes sociais, blogs e artigos da web a infográficos, e-books e vídeos.

O caminho é produzir conteúdo genuinamente útil e de alta qualidade.

6 – Fique atento as avaliações

Se você já viajou provavelmente tenha feito uma pesquisa de avaliação para saber mais sobre o destino, não é mesmo? Isso comprova que as viagens e o turismo são extremamente influenciados pelas avaliações dos clientes.

Por esse motivo, os esforços de marketing também devem dedicar a sua atenção no gerenciamento destas avaliações, e são várias as maneiras de se fazer isso.

É possível solicitar avaliações dos hóspedes via e-mail, garantindo que haja bastante feedback e que a influência das avaliações negativas seja limitada.

Outra alternativa pode se concentrar na atualização de perfis em plataformas de revisão.

As tendências nas avaliações negativas devem ser identificadas rapidamente e as questões subjacentes devem ser tratadas para proteger sua reputação, ninguém gosta de aparecer no reclame aqui né!

7 – Invista em remarketing

A última – apesar de não ter nada de nova – tendência do marketing no turismo é o remarketing e ele envolve a segmentação daqueles que interagiram com sua empresa em algum momento visando gerar negócios futuros.

Pode ser extremamente econômico, porque você sabe que está alcançando pessoas que têm pelo menos algum interesse no que você está oferecendo.

Além disso, uma forma de utilizar o remarketing é por meio de plataformas de redes sociais, Google AdWords, etc.

Tec4you pode ter a solução ideal para a sua agência ou negócio

Com um número cada vez maior de pessoas conectadas no universo online fazer uso desta tecnologia é fundamental para atrair novos clientes e garantir assim o sucesso da empresa.

Estar inserido no mundo digital é uma nova possibilidade de vender seus produtos e serviços para qualquer pessoa de qualquer lugar.

Por fim, para quem hoje precisa de uma plataforma, seja ela simples ou mais elaborada, a Tec4you desponta no mercado ao oferecer as melhores soluções para que sua empresa atraia, aumente, fidelize e melhore o relacionamento com os clientes.

Além disso, se você ainda não conta com estas importantes ferramentas acesse https://www.tec4you.com.br  e confira o que podemos fazer para atender você e o seu negócio.

Fonte: Brasilturis

Tags :
e-commerce, frete, fretegratis, loja online, lojaonline, lojavirtual

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *