Melhore a experiência do cliente com 7 estratégias

Muitos fatores podem contribuir e serem fundamentais para se construir um negócio bem-sucedido, não é mesmo?

Independentemente do tamanho da empresa, a definição de sucesso pode estar relacionada com aspectos como estrutura, habilidades dos profissionais que a compõe, uso de novas tecnologias, entre outros.

Com um mercado cada vez mais competitivo, dinâmico e exigente, para se manter no topo ou à frente da concorrência, é preciso investir em inovação, soluções e recursos visando sempre uma melhorar experiência do cliente.

Sabemos que a satisfação da clientela é primordial para o sucesso de qualquer negócio. Por isso, fornecer boa experiência durante o processo de venda é essencial para garantir a sua fidelização e uma conversão eficaz.

Em geral, as principais razões pelas quais as empresas apostam em ações que buscam melhorar a experiência do cliente estão relacionadas com o índice de retenção, da satisfação do consumidor e das oportunidades de vendas adicionais e cruzadas.

Resumindo, as companhias investem cada vez mais no tema como uma estratégia comercial para obter diferenciais competitivos e se destacar perante as outras opções que há no mercado.

Pensando nisso, separamos 8 estratégias que visam aperfeiçoar a experiência do seu consumidor. Conheça!

1. Otimize o atendimento

Nome dado à criação de novas condições para a execução de determinada atividade a otimização tem como objetivo tornar estas condições mais favoráveis a um grupo de pessoas.

No caso das empresas, a otimização do atendimento é focada no fornecimento de serviços de forma mais rápida e eficaz.

Para tornar isso possível, é necessário investir em ações o que inclui mais canais de atendimento, treinamento da equipe, contar com um cadastro de clientes atualizado, além de utilizar a tecnologia a favor dos processos da empresa. Assim, as etapas de tornam otimizadas e a satisfação é acaba sendo uma consequência.

2. Identifique os problemas e ouça o cliente

Prever problemas e saber o que fazer antes que eles aconteçam é uma vantagem para as empresas.

Para que isso não ocorra, é importante conversar com os usuários, observar situações por ângulos diferentes e pedir opiniões até detectar falhas ou entraves.

Fazendo isso, você terá tempo para encontrar soluções criativas e inovadoras, que deverão agregar mais valor ao produto ou serviço oferecidos pela sua empresa.

Ainda dentro deste contexto, ouvir o que o cliente tem a dizer e, principalmente, as coisas negativas que ele possa ter a dizer também são de fundamental importância para garantir uma melhor experiência do cliente.

Agindo desta forma, além de mostrar que a empresa realmente se preocupa, é possível criar planos de ação eficazes contra as falhas que possam existir.

3. Aproveite as redes sociais

De uns anos para cá, as redes sociais passaram a fazer parte do dia a dia das pessoas e, consequentemente, se tornaram ótima ferramenta de interação entre clientes e empresa.

Por isso, é necessário investir nesses canais uma vez que eles possibilitam o contato com diferentes perfis de cliente, sendo ainda eficaz no esclarecimento de dúvidas e respostas a reclamações e sugestões em tempo real.

As redes sociais também devem ser utilizadas na realização de promoções e ofertas, para o anúncio de produtos, ou ainda para compartilhar as experiências dos clientes.

4. Construa um relacionamento com o cliente

Uma empresa que não mantém uma relação de qualidade com sua clientela não sobrevive por muito tempo e isso é um fato.

Como é ela quem uma empresa busca agradar com seus serviços, conhecê-la e ter um bom relacionamento com ela é fundamental.

Pensando nisso, mostre que você se importa com a clientela e interaja sempre que possível.

Caso a interação ‘olho no olho’ não seja possível, como mencionado no tópico anterior a ferramenta mais indicada é justamente as redes sociais.

Além disso, busque sempre falar a linguagem do público que você pretende atingir. Sem dúvida, a criação dessa aproximação fará com que a experiência do cliente seja melhorada de modo que ele retorne mais vezes ao seu negócio.

5. Mantenha os dados atualizados e seguros

Uma dica muito importante para melhorar a experiência do cliente é manter os dados do cliente sempre atualizados. Apesar de ser necessário ainda manter as informações disponibilizadas pelos consumidores em segurança.

A questão segurança, por sinal, ganhou bastante notoriedade nos últimos anos. Com as notícias reportadas pela mídia envolvendo casos graves de vazamento de informações, como os dos usuários do Facebook.

Devido a situações como essas, que colocam os clientes em risco, o mercado internacional definiu políticas visando fortalecer a segurança do fluxo de informações.

Aqui no Brasil, por exemplo, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que entrou em vigor em agosto deste ano é uma dessas políticas que visam oferecer mais segurança e melhor experiência para o cliente.

6. Invista em um CRM

A experiência do cliente deve ser única e, com um software CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente). Isso pode ser realizado de maneira mais eficaz.

A importância desta ferramenta é que ela permite entender melhor e encontrar falhas, bem como buscar melhorias para a experiência do cliente com a sua empresa.

Uma de suas principais funções é automatizar processos de acordo com a ação realizada pelo cliente. Desta forma, é possível guiá-lo por uma jornada de compra, oferecendo o produto quando ele estiver pronto para fechar negócio.

Ao mesmo tempo, esse software também trará economia de recursos e, consequentemente melhora na produtividade de sua equipe.

7. Se dedique ao pós-venda

A experiência de um cliente está relacionada diretamente às etapas de venda. No entanto, o pós-venda desempenha um papel fundamental, já que o consumidor não deve se sentir esquecido após a finalização do processo.

Um erro cometido por muitos empreendedores é justamente negligenciar a importância do pós-venda.

Práticas comuns de pós-venda, essenciais para fortalecer o relacionamento entre clientela e empresa, incluem a criação de programas de fidelidade, a manutenção do contato com o cliente (especialmente com a ajuda de cadastros), a informação de promoções e lançamentos, entre outros.

Tudo isso contribui para manter uma boa relação mesmo após a venda ser concluída e, quem sabe, transformá-las em novas oportunidades de negócio.

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