O que é e-commerce de nicho e como escolher o seu?

Antes de escolher um nicho de mercado no qual investir tempo, energia e valores em um e-commerce, é preciso entender o que seria este segmento.

Dentro do mercado geral, existem grupos menores com demandas específicas, que correspondem aos chamados nichos. Ou seja, são categorias restritas nas quais os seus produtos ou serviços se enquadram.

Um nicho de mercado é uma fração de um determinado segmento maior que tem suas próprias necessidades específicas e diferem do setor maior de alguma forma.

Por exemplo, o nicho de moda infantil é algo amplo, já o nicho de fraldas ecológicas é algo bem mais específico.

Ao contar com um e-commerce, na hora de escolher a categoria, é necessário saber qual é o público-alvo que vai se beneficiar com o produto ou serviço que você oferece.

Diante de tantas incertezas, um receio muito comum é criar um e-commerce de nicho que atraia poucos clientes ou ainda ficar aquém nas vendas por não conseguir atender a todos os públicos.

Por outro lado, ao definir o seu nicho e conseguir enxergar o seu público com mais clareza, você consegue criar oportunidades para atender o consumidor que vai comprar exatamente aquilo que você comercializa.

Logo, as possibilidades de conseguir emplacar boas vendas para este público certamente serão maiores.

Outro diferencial e, de certa forma uma vantagem para quem foca no e-commerce de nicho é que, quanto mais específico você for, menor será a sua concorrência.

Confira em 3 passos, como escolher o nicho para o seu e-commerce

Saiba quem é o seu público

Como vender se você se quer conhece quem está comprando? Conhecer o público quando estamos falando de nicho em e-commerce é imprescindível! Para ter êxito, você precisa saber exatamente para quem está tentando vender.

Crie a persona da sua empresa ou negócio, ou seja, uma representação semifictícia do seu cliente em potencial. Este perfil deve conter dados como idade, residência e renda.

Desta forma, você terá uma noção melhor de quem é o seu consumidor. Caso você tenha perfis diferentes de clientes não deixe de criar mais personas.

Opte por produtos que solucionem demandas específicas

Quem pretende ter êxito com um e-commerce de nicho, uma das principais tarefas é pensar em produtos que tragam solução para algum tipo de necessidade do consumidor, mas que ainda não estejam disponíveis em abundancia no mercado.

Suponhamos que você queira comercializar roupas. Este é um mercado muito grande e abrangente, não é mesmo? Uma ideia de nicho seria você trabalhar com roupas de época como as usadas nas décadas de 1960, 1970, 1980.

Neste exemplo, você estará solucionando ‘uma dor’ das pessoas que precisam comprar roupas, mas que optam por peças mais antigas.

Invista em comunicação

Agora que você conhece o seu público e já sabe o que vai vender, o terceiro e último passo diz respeito a importância da comunicação da sua marca para que você alcance bons resultados.

Quando pensamos nas vantagens do e-commerce de nicho, um dos pontos de destaque é poder realizar uma comunicação mais assertiva, o que aumenta a taxa de conversão para praticamente qualquer tipo de negócio.

Como a empresa vai atuar com um público específico, mais segmentado, é possível otimizar melhor os investimentos em anúncios, no entanto, sem abrir mão de utilizar como canais anúncio, redes sociais e conteúdos em blog, evidentemente.

Apesar da vantagem em relação aos investimentos, fique atento de que é importante dedicar-se ao conteúdo que será veiculado nas mensagens.

Para saber como proceder, a dica é se colocar no lugar do consumidor e se fazer questionamentos como:

Quais canais este público prefere? Como ele gosta de ser tratado? Quais comunidades ele frequenta? Qual a frequência do envio de mensagens é mais adequada para aquele grupo?

Seja e-commerce de nicho ou não, Tec4you tem a solução perfeita para você

A cada ano o e-commerce vem se tornando uma das mais importantes ferramentas da internet quando o assunto é vendas, não é mesmo?

Por estar em constante evolução, principalmente por possibilitar aos consumidores adquirirem bens e serviços de qualquer canto do mundo, ele também surge como um importante aditivo ao modelo de negócio convencional.

Além de ser responsável direto no impulsionamento das vendas e alcançar praticamente todos os tipos de público, ainda é considerado uma ferramenta de marketing na divulgação de marcas, produtos e serviços.

Para quem hoje precisa de uma plataforma, seja ela simples ou melhor elaborada, a Tec4you desponta no mercado com ótimas soluções para que sua empresa atraia, aumente, fidelize e melhore o relacionamento com os clientes.

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