Oito passos para criar um programa de fidelização de clientes

Em tempos de crise, ter clientes fiéis é essencial para a divulgação e desempenho do negócio

Quando a situação economia não vai bem, exatamente a realidade hoje enfrentada não apenas no Brasil, mas em muitos lugares do mundo, principalmente devido a pandemia causada pelo novo Coronavírus, o consumidor tende a ser mais conservador.

Uma das formas de demonstrar este conservadorismo é justamente procurando por empresas que sejam referência em atributos como atendimento, qualidade e entrega.

Mesmo diante deste cenário, curiosamente, algumas empresas estão conseguindo se destacar no mercado e cativar seus clientes por meio de uma estratégia com um custo relativamente baixo e, um tanto quanto simples: a fidelização de seus clientes.

As estratégias utilizadas neste processo podem favorecer o aumento dos resultados dos pequenos negócios e, além disso, podem ainda ser definidas como uma espécie de termômetro, com a capacidade de medir a probabilidade de consumidores fazerem negócios com uma determinada marca de forma contínua e repetida.

Pensando em quem pretende usar este expediente, listamos oito passos que devem auxiliar neste processo. Confira!

1. Atenda o cliente como você gostaria de ser atendido

Quem não gosta de ser bem atendido, não é? Este serviço pode ser considerado um dos fortes diferenciais de qualquer marca, já que cada empresa tem sua própria maneira de fazer isso.

Uma das premissas básicas é atender o cliente como você gostaria de ser atendido, ou seja, bem! Coloque-se no lugar do cliente.

Para ter exito nesta missão é preciso conhecer suas preferências e necessidades. Embora você possa ter uma meta a bater, não incorra no erro de empurrar um produto ou serviço para o cliente, por achar que seja o melhor para ele.

Procure ouvir e compreender exatamente o que ele deseja.

2. Seja certeiro e foque no cliente que quer atingir

Sabe o que é buyer persona? Este é o termo utilizado para designar representações mais específicas do seu público-alvo. Criando personagens fictícios que representem o perfil comportamental dos clientes em potencial e o que eles realmente precisam.

Ao contar com um buyer persona você conseguirá traçar este perfil com informações mais claras e concisas quanto ao seu público-alvo o que é essencial para se evitar perdas de tempo e, principalmente, de dinheiro.

Com as personas, você conseguirá direcionar os esforços da sua empresa na busca pelos clientes que realmente estejam mais propensos a fazer o que deles você mais espera: a compra.

3. Faça do atendimento uma experiência única e memorável

Quem nunca foi mal atendido pelo menos uma vez na vida? Bem, para quem já passou por uma situação desagradável como esta além de não procurar mais por este serviço também não indicará esta loja para ninguém.

Portanto, desde o primeiro contato com o cliente, seja por telefone ou um simples e-mail, é fundamental criar uma experiência de atendimento única.

Para atingir este objetivo, a dica é utilizar uma abordagem mais humana e personalizada que passe para o cliente a sensação de exclusividade.

Treinamento e capacitação dos profissionais que atuam no departamento de vendas também é outro ponto importante para garantir um atendimento que possa efetivamente causar a melhor impressão possível no cliente.

4. Invista em programas de fidelidade

Sabe aquela carteirinha que certas empresas oferecem aos clientes e que fornecem algum tipo de vantagens e descontos exclusivos? Isto é do que se trata os chamados programas e clubes de fidelidades.

Caso você ache esta prática interessante é preciso seguir algumas regras dentre elas: conter um regulamento de fácil compreensão; vantagens que sejam realmente interessantes e desejadas pelos clientes; além de ações que incentivem os clientes a participarem do programa.

5. Trate de forma VIP os clientes mais fiéis

Aquele cliente que sempre volta são os responsáveis pela maior parte nos lucros de uma empresa. Partindo desta premissa, nada mais justo do que dar a ele um tratamento mais VIP, não é?

E de que forma dar este tratamento diferenciado ao cliente? Além das vantagens de um programa de fidelidade mencionado no tópico anterior, outras alternativas seriam os cupons e descontos exclusivos, pacotes ou planos personalizados, lançamento de produtos exclusivo de forma antecipada, entre outros.

Aqui o objetivo é deixar o cliente satisfeito e com aquele sentimento de que está sendo tratado de forma especial.

7. O pós-venda também faz parte do processo

Um dos erros mais recorrentes cometidos por muitas empresas é pensar que o atendimento do cliente acaba depois que o mesmo efetua a compra de um produto ou serviço e vai embora.

Em uma época em que a concorrência é extremamente acirrada, desenvolver estratégias de pós-venda se tornam estritamente necessárias para convencer o cliente a efetuar a compra pela primeira vez.

Desta forma, estar presente mesmo depois da venda transmite ao cliente o seu interesse em sua satisfação.

Algumas formas muito simples de passar a ele está sensação é por meio de telefonemas, e-mails ou até mesmo pelo envio de uma mensagem via whatsapp. A regra, no entanto, é que esta ação seja realiza regularmente, ok?

8. Escute seu cliente

Provavelmente você já tenha ouvido a frase: Cliente satisfeito é cliente feliz, certo?

Uma forma de saber se o seu cliente está vivendo esta sensação de satisfação e felicidade é dar atenção a internet e as redes sociais, pois são elas que possibilitarão, além do cliente encontrar as informações que procura sobre seu produto ou serviço, como também fazer contato mais facilmente.

Ao mesmo tempo em que isso serve para estreitar o relacionamento entre uma marca e o seu consumidor, você jamais deve deixar de dar atenção a estas plataformas, ok?

Sendo assim, é praticamente sua obrigação dedicar um tempo para ouvir o que o cliente tem a dizer, independente do canal de comunicação que esteja sendo utilizado.

Com estas importantes dicas, o que você está esperando para pô-las em prática e fidelizar o seu cliente agorinha mesmo?

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