Quais os riscos de não ter PCI-DSS?

O PCI Compliance, ou PCI-DSS, é uma das maiores certificações de segurança do mundo. Entenda os riscos de não ter.

A sigla quer dizer “Payment Card Industry – Data Security Standard”, ou seja, Padrão de Segurança de Dados para a Indústria de Cartões de Pagamento.

Isso significa que ela é uma certificação necessária para todas as empresas que processam, armazenam e transmitem dados de cartões.

Assim como número, validade e código de segurança.

Exigida para garantir a segurança destes dados e informações pessoais dos titulares de cartão, sua função, basicamente, é:

  • Reduzir o riscos de fraudes, além da utilização indevida destes dados.

    Desta forma, o PCI Compliance é imprescindível para provedores de plataformas de pagamentos online e seus usuários.

Como acontecem as fraudes?

As fraudes ocorrem quando os dados do cartão de crédito (número, validade e código de segurança) são roubados e utilizados sem consentimento do titular do cartão para a realização de uma transação em uma loja online.

Os estabelecimentos, por sua vez, entregam o item, mas não recebem o valor referente à compra.

Uma vez que o proprietário do cartão não identifica a despesa e solicita o cancelamento junto à administradora do cartão.

Enquanto na maioria das vezes a loja assume o prejuízo da fraude. Diante deste cenário, fica para o consumidor a desconfiança com a reputação do estabelecimento, além de mais cautela na hora da próxima comprar online.

Ao perceber ou suspeitar que a fraude aconteceu, o proprietário do cartão pode de antemão,notificá-la por meio do próprio site do banco.

Isto é possível, uma vez que a confirmação do crédito é instantânea e há tempo hábil de reportar a ocorrência à instituição financeira.

Volume de fraudes em números

O Brasil sofreu um aumento de 32,7% nas tentativas de fraudes em e-commerce no primeiro semestre deste ano.

Em comparação com o mesmo período de 2020.

De acordo com o estudo Mapa da Fraude, da consultoria Clearsale, foram 2,6 milhões de tentativas apenas nos primeiros seis meses de 2021.

Considerando cerca de 182 milhões de transações via cartão de crédito.

Em termos de valores, também foi observado um aumento:

Primordialmente nos primeiros seis meses de 2021, a alta foi de 39,5% nos valores que sofreram tentativas de fraudes.

A categoria de produto mais fraudado foi a dos celulares, respondendo por 5,1% das tentativas de
fraude, seguido por produtos eletrônicos (4,9%) e games (4,2%).

Por que o meu negócio precisa contar com o PCI para diminuir os riscos?

Se você tem uma empresa, com certeza uma das principais preocupações é no que tange aos meios de pagamento oferecidos. Logo, você precisa entender mais como isso funciona e o que ele envolve.

Com o intuito de fazer com que fique ainda mais fácil essa compreensão, listamos alguns pontos fundamentais. São eles:

Responsabilidades legais

Se um dado é violado, o que pode ocorrer diante de um roubo de dados de cartões, primeiramente deve-se certificar de que o vazamento não ocorreu em algum ponto frágil no processo de pagamento.

Muitas vezes, essa responsabilidade se torna legal – desencadeando numa ação jurídica – se ficar comprovado que ocorreu o vazamento de dados. Sua empresa não pode ser responsável por isso.

Confiança que evita riscos

O que rege uma relação entre um estabelecimento e o cliente: confiança.

Para garantir que isso ocorra, contar com um provedor com a certificação PCI é se garantir para que você conte com um processo de segurança validado pela indústria de pagamentos e, ter maior tranquilidade nas vendas.

Obrigatoriedade das normas

Como as violações de dados vem crescendo a cada ano, sites e negócios online se tornam cada vez mais alvos de hackers, que muitas vezes comprometem todo negócio roubando dados ou invadem sistemas frágeis do ponto de vista de segurança.

Se você recebe pagamentos por meio de cartões de crédito ou tem um gateway no meio do processo, você precisa ter a certificação PCI-DSS.

Se o seu negócio processa pagamentos diretamente com adquirentes (operadoras de cartão) ou usando uma solução sem a certificação, por exemplo, o risco de um problema é considerável.

Conte com essa certificação de segurança você também

Contar com ferramentas de pagamento que tenham o PCI Compliance diminuem e muito as preocupações do empresário quanto a chargebaks decorrentes de fraudes com dados de cartão.

Para obter a certificação PCI, primordialmente é necessário que o processo seja acompanhado por uma empresa que tenha autorização e seja uma auditora oficial.

Junto a isso, há algumas exigências para a obtenção deste certificado.

Contando com uma equipe especializada, analisamos o ambiente externo e digital em que as transações comerciais são realizadas de modo a assegurar que as mesmas estejam em conformidade com as regras de segurança.

Caso você tenha o interesse de contar com a Certificação PCI-DSS, clique aqui e solicite seu orçamento.

Tags :
pci-dss, certificacaopci, certificacaopcidss, certificadopci, pci, pcidss

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *