SEO: O que é e qual a sua importância?

computador com destaque e foco no SEO e no trabalho de SEO sendo feito no mesmo

Confira dicas para entender a importância do SEO e o que fazer para melhorar a posição de sua empresa no Google.

Atualmente muito se fala sobre a importância do SEO. No entanto, ainda há uma boa parcela de empreendedores que infelizmente desconhecem o que é e do que se trata essa estratégia. Em plena Era Digital, o SEO se tornou indispensável para qualquer marca que deseja criar uma presença sólida na web.

Antes de falarmos sobre a sua importância, entretanto, vamos deixar claro o que essa técnica representa. SEO é a sigla para Search Engine optimization, que basicamente significa um conjunto de técnicas que visam melhorar o posicionamento de sites em determinados motores de busca.

Para ser mais objetivo, toda vez que uma página é publicada na internet, o Google (e outros buscadores) procura indexá-la de modo que ela seja encontrada por quem a procura.

Como são milhares de páginas sendo publicadas todos os dias na internet, isso faz com que haja bastante concorrência e é justamente aí que entra o SEO.

Esse método vem se tornando um dos pilares para qualquer empreendimento ganhar autoridade dentro da internet. Mais do que isso, aplicando corretamente suas técnicas, é possível alcançar o maior número de pessoas ampliando assim, de forma significativa, o seu alcance orgânico.

Qual a importância do SEO?

A importância do SEO está relacionada diretamente com o alcance que ele proporciona para a sua marca. Desta forma, é bom que você sempre tenha em mente que dentro da web, você está concorrendo com milhares de outras empresas.

Para conseguir se destacar frente à concorrência e se tornar uma referência de mercado, é necessário ter uma excelente visibilidade, logo, ter uma boa estratégia de SEO é essencial para o crescimento de uma empresa de forma sustentável, pois garante um fluxo frequente de pessoas para as suas páginas na internet.

Se você tem por hábito fazer pesquisas na internet sabe que boa parte das pessoas não vai até a segunda página dos resultados nos motores de busca e os sites que não aparecem na primeira página ficam com pouco tráfego disponível.

Além disso, um retorno a longo prazo de uma boa estratégia de SEO é enorme. Um bom artigo escrito hoje, por exemplo, poderá render frutos em dois, três e até mais anos, se for revisitado ou se tiver novas informações adicionadas de tempos em tempos.

Confira quatro dicas básicas que podem ajudar a melhorar sua posição no Google.

Palavra-chave

Uma das principais técnicas básicas de SEO é aprender a escolher a palavra-chave quando for
produzir um conteúdo. Isto porque, nem todas as palavras-chave são iguais.

Qual a importância disso? Então, podemos dividir as palavras-chave em dois tipos: as palavras head tail e as palavras long tail.

Palavras head tail são termos gerais e que normalmente tem um largo volume de buscas. Um exemplo de head tail seria “marketing digital”. Normalmente, quando pensamos em palavras-chave sobre um determinado assunto, as head tail são as primeiras que vem a mente, justamente
por serem termos muito básicos e óbvios.

Já as palavras long tail tendem a ser mais longas e mais específicas. Um exemplo para facilitar a compreensão é “marketing digital para grandes empresas”.

Por estas palavras serem pesquisadas em menor intensidade, não são as mais indicadas para incluir no seu conteúdo, pois costumam possuir menos concorrência.

Otimize a sua URL

Apesar de a pratica de otimizar a URL seja uma das técnicas básicas de SEO mais importantes, muitas pessoas não se atentam a este aspecto. Trata-se de transformar a sua URL no que chamamos de “URL amigável”, sem números ou combinações de letras ilegíveis.

Esse tipo de URL facilita o acesso ao seu site pelo usuário. Sendo assim, o mais indicado é que ela seja simples e não muito longa, sempre incluindo a palavra-chave escolhida para aquela página. Por mais que este aspecto possa parecer um detalhe sem importância, saiba que ele pode fazer total diferença.

Quanto mais original o conteúdo for, melhor

Jamais publique conteúdo extraído de outros sites. Além de ser uma prática nada ética, esse tipo de atitude pode prejudicar muito o seu SEO, pois o algoritmo do Google tem a capacidade de detectar quando um post foi copiado.

Conteúdo visual é uma ótima aposta

Por fim, mas não menos importante, o conteúdo visual é bastante dinâmico e ponto que atrai bastante os usuários. Desta forma, ele deverá atrair muitos cliques o que é muito bem visto pelo algoritmo do Google. Isto posto, não deixe de considerar a possibilidade de, em alguma de suas páginas, produzir algum vídeo. Anexar imagens com os textos é primordial, ok?

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