Investir em segurança do e-commerce vale a pena?

Quando pensamos em adquirir algo utilizando a internet a primeira coisa que esperamos é realizar uma transação com o máximo de segurança, ao qual utilizaremos, não é mesmo?

A falta de segurança ainda é um dos principais motivos pelos quais muitos consumidores não se sentem seguros na hora de efetivar uma compra.

A segurança da informação é um investimento.

O investimento na segurança é essencial pois protege as informações do consumidor.

Sem isso, ele poderá ter seus dados roubados por terceiros e possivelmente ainda irá ficar com os prejuízos.

Portanto, para quem tem um e-commerce ou pretende ter, confira alguns motivos pelos quais vale a pena investir.

Com isso, tenha mais segurança nas informações dos seus clientes:

Criptografia de dados

O certificado SSL é um dos principais certificados que garantem a segurança nas trocas de dados entre o cliente e uma plataforma online.

O objetivo é justamente impedir que pessoas má intencionadas capturem informações confidenciais. Como números e senhas de cartões de crédito.

Além disso, por ser um dos principais certificados ele está incorporado em praticamente todos os navegadores.

Como Google Chrome, Microsoft Edge, Mozilla Firefox, Internet Explorer, entre outros.

Selos de segurança

Uma das formas de comprovar a sua preocupação com a segurança é expor selos de segurança em seu e-commerce.

Atualmente, são várias as opções de selos de segurança. Sendo alguns dos mais conhecidos o Ebit, o PCI-DSS (que mais que um selo, é uma certificação), além do RA1000.

Enquanto o primeiro tem sua função baseada na experiência do usuário dentro de um determinado e-commerce, que é avaliado por meio de pesquisa de opinião.

O segundo consegue identificar possíveis ameaças no sistema, corrigi-las e preveni-las.

Além disso, a companhia Reclame Aqui, é um importante meio que o usuário encontra para relatar experiências negativas.

Além da falta de soluções que possam ter ocorrido em muitos sites.

Não abra mão de uma boa plataforma

Um sistema de gerenciamento de sites facilita os processos em um e-commerce e, com certeza favorecem na segurança de dados.

Na área de vendas online, o cenário ideal é oferecer sempre a melhor experiência possível aos usuários.

Por isso, procure trabalhar com uma plataforma que esteja o mais atualizada possível, uma boa dica é o e-commerce oferecido pela Tec4you.

O bacana é que hoje há no mercado empresas renomadas que contam com modelos de sites e-commerce praticamente prontos para uso de imediato.

Por fim, com a quantidade de empresas que podem atuar em um mesmo ramo. Ou seja, com o tamanho da concorrência hoje no mercado, todo mundo busca um site atual!

Utilize scanners de vulnerabilidade

O scanner de vulnerabilidade é uma ferramenta de segurança da informação indispensável para diagnosticar brechas e falhas em um sistema.

Sua função é monitorar continuamente as redes, aplicações e dispositivos em busca de pontos vulneráveis a ciber ataques e erros. Além disso, reportar as alterações em detalhes, categorizar os riscos e sugerir ações corretivas.

Desta forma, as empresas podem identificar e corrigir eventuais riscos. Com isso, protegendo seus ativos, aprimorar sua infraestrutura a cada nova vulnerabilidade descoberta.

Gateways para efetuar pagamentos

Os gateways surgiram para reduzir tempo e custos de desenvolvimento e operação.

Suas principais características são simplificar a conexão da loja virtual diretamente com operadoras e bancos.

Além disso, elas se adaptam a qualquer tipo de processo de checkout e cobrança.

Além de serem capazes de fornecer ferramentas para a própria loja realizar a gestão de risco e financeira.

Se tornaram a principal opção de médias e grandes operações que tenham a necessidade de maior controle sobre os pagamentos.

Para ter uma proteção eficiente, é preciso fazer uso de gateway de pagamentos já conhecidos no mercado e que já se mostraram altamente seguros.

Peça senhas fortes

Mesmo que você seja o responsável por garantir que as informações dos clientes permaneçam seguras, é essencial exigir senhas fortes.

Além disso, quanto mais difíceis elas forem, maior será o trabalho que os criminosos virtuais terão para obtê-las.

É necessário o cliente utilizar medidas adicionais de segurança. Como senhas com maior quantidade de caracteres, combinando letras, números e símbolos.

Por fim, se a intenção é buscar a melhor forma de oferecer segurança para os clientes é totalmente aceitável ser mais exigente neste momento.

Além disso, dados fáceis de lembrar, como a data de nascimento, sem dúvidas não devem ser utilizados.

Embora sejam várias as formas de se investir em segurança em um e-commerce a ideia aqui foi apontar alguns pontos importantes neste processo.

Se você possui ou pretende contar com um e-commerce acesse www.tec4you.com.br/sites/ ou entre em contato no Whatsapp pelo (11) 95067-8051 e confira as soluções à disposição!