WordPress: o que é esta plataforma para criação de sites?

Conheça e entenda o WordPress: Plataforma para criação de sites.

De todas as plataformas para criação de sites a mais usada, com certeza, é o WordPress.

O interessante é que, diferentemente do que muitas pessoas acham, foi-se o tempo em que sua utilização era empregada única e exclusivamente na criação de blogs.

Na verdade, este é um sistema que pode ser empregado na administração de sites, lojas virtuais, portais de notícia, além de outros tipos de página.

Atualmente, este CMS (Content Management System) ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo – traduzindo para o português – é a mais popular plataforma do mundo.

Tem a sua utilização em incríveis 30% de todos os sites em operação atualmente o que faz com que ela continue a crescer a cada ano.

Como exemplo da expressão que o WordPress como plataforma para criação de sites, tem hoje no mercado, importantes sites o utilizam como plataforma.

Como o The New Yorker, tradicional site norte-americano de notícias; Sony Music, mundialmente marca empresarial; até o site da Casa Branca, residência oficial do presidente norte americano, Donald Trump; além da cantora de R&B Beyoncé.

Mas o que é este Sistema de Gerenciamento de Conteúdo?

De forma clara, ele tem como função facilitar a criação e a edição de conteúdos em um site sem a necessidade de usar uma linguagem de programação

Ou seja, sua utilização pode ser feita por “amadores” para criarem, principalmente, blogs, de forma simples e intuitiva e, ao mesmo
tempo, não deixa de apresentar as funcionalidades e recursos necessários para que quem entende de programação avançada podendo empregá-la de forma segura e com qualidade.

No escopo deste gerenciamento estão, além da criação de conteúdo, a utilização de imagens e vídeos, elaboração de formulários, bem como de diversas opções de personalização do layout do site, além de outras funções.

Em suma, a proposta do WordPress é efetivamente democratizar o desenvolvimento de sites e blogs profissionais para quem tem uma empresa, projeto, portfólio ou qualquer outra ideia do gênero.

Quais as vantagens de se utilizar o WordPress?

O primeiro motivo para você fazer o seu uso é a questão envolvendo seu custo baixo uma vez que só é necessário pagar pela hospedagem de sites.

O software do WordPress e a maioria dos plugins e temas são inteiramente gratuitos.

Quem não quer praticidade atualmente, não é? Então, além de fácil instalação uma vez que nem precisa de uma configuração, o mesmo ocorre com suas atualizações capazes de serem realizadas com apenas um clique.

Por fim, outra vantagem em se optar pelo WordPress é a simplicidade na forma de gerenciá-lo.

Você não precisa de nenhum conhecimento em programação para realizar
tarefas diárias o que inclui: escrever, editar posts, fazer download de imagens, gerenciar usuários, adicionar menus e instalar temas e plugins.

É possível utilizar técnicas de SEO nesta plataforma?

O SEO é um conjunto de técnicas que visam melhorar o posicionamento de sites em determinados motores de busca.

Curiosamente, um dos pontos de destaque do WordPress são justamente os plugins ou funcionalidades nativas especialmente desenvolvidas para aumentar o SEO de um site.

Esta plataforma dispõe de excelentes ferramentas com esse objetivo, que ajudam a definir os melhores conteúdos.

A fim de que os assuntos tratados em blogs e sites correspondam aos interesses do público-alvo de forma mais adequada para estas páginas.